Eleições

Por Rafael Braga, em 23/10/2012 às 12:34  

E Lula chega em Fortaleza

Tamanho da fonte: a-a+

Por Rafael Braga

O ex-presidente Lula é o principal cabo eleitoral do país, conseguiu  transferir seus votos e sua popularidade para vários candidatos, fato que era impossível até então. Lula viajou pelo Brasil, em algumas cidades foi bem-sucedido, em outras, foi derrotado, ao contrário do que tenta sugerir a oposição, ninguém o trata como demiurgo, mas os petistas assumem o seu legado, ao contrário de tucanos, que sempre tentam esconder o ex-presidente Fernando Henrique Cardozo, sendo injusto, muitas vezes.

Lula tem gosto por política, nem a pressão midiática para que ele se “comportasse” como um ex-presidente (qual o comportamento ideal de um ex-presidente?), podem tirar sua liberdade de fazer política, assim, ele foi a diversas cidades, sobre Fortaleza, ele teve mais cuidado, porque a disputa se dava entre partidos da base aliada, a saber, PT  e o cada mais tucano, PSB. Mas a pressão foi grande, Fortaleza é a maior cidade administrada pelo partido e perdê-la não pode ser cogitado pelo PT. Nesse estado que já foi quartel-general tucano, o PSDB se esfacelou muitos ex-tassistas foram para as bases  do governador Cid Gomes, do PSB.

No já esperado segundo turno entre o candidato socialista Roberto Cláudio e o petista Elmano de Freitas, fez com que Fortaleza entrasse na prioridade do comando nacional do PT, uma vez que, a prioridade número 1, São Paulo, já parece ter sua situação resolvida. Fernando Haddad será o próximo prefeito de São Paulo e enterrará de vez o político mais nefasto, que pior representa a classe política brasileira, o tucano José Serra. Sua derrota fará bem ao próprio PSDB, que já prepara seu funeral.

Em Fortaleza,  a disputa se dá entre os candidatos e seus fiadores, o governador Cid Gomes e a prefeita Luizanne Lins, ambos já almejam 2014, Cid quer deixar um aliado no governo e Luizianne sonha com o Palácio da Abolição. A maquina do governo estadual foi poderosa em cooptar os partidos aliados, do DEM até o PC do B, todos os partidos correram para a sombra do candidato dos Ferreira Gomes. Muita gente achou que isso desestimularia o PT e seus aliados, ao contrário, o PT mostrou um grande vigor, a militância mostrou mais animo e foi para as ruas, tanto que mesmo com todo esse apoio e maior estrutura, o candidato Roberto Cláudio está cinco pontos atrás na última pesquisa Datafolha e apenas dois pontos na frente, na pesquisa Ibope, tudo dentro da margem de erro.

Elmano de Freitas não tem o mesmo apoio e nem os mesmos recursos de Roberto Cláudio, sua força está no apoio da população mais pobre que reconhece os avanços da gestão de Luizianne Lins,  na liderança do ex-presidente Lula e ,acima de tudo, no força da militância do PT, está que mesmo com todas as contradições inerentes a situação de ser governo, ainda mantém-se firme na luta por um Brasil mais justo, na esperança que os idéias que permearam a fundação do PT, no final da ditadura, ainda permanecem vivos no coração de cada petista.

No dia 28, o que estará em jogo são todos os avanços sociais que a cidade teve nesses últimos anos, escolher entre uma política desenvolvimentista voltada para grandes obras em áreas nobres da cidade ou uma política voltada para os mais pobres e suas necessidades. Escolher se é mais importante um gigantesco Centro de Eventos na Washington Soares ou acabar com a área de risco no Pirambu, a partir do Vila do Mar.

 




3 opiniões publicadas

O que você tem a dizer?

Por Ricardo Froes, em 23/10/2012 às 15:36

Pois é, meu caro. Você, que se diz "estudante de Ciências Sociais - futuro sociólogo e ativista da liberdade, de todas elas" não se sustenta nem em sua própria definição, já que escolhe como ídolo um adepto da censura à imprensa, do capitalismo estatal, um sujeito que chefiou uma quadrilha recém-condenada... Realmente é uma pena, ver que nossos estudantes não aprendem nem as mais elementares noções de lógica...

Por mario jota, em 23/10/2012 às 16:38

@bobjaniak Ricardo, só pode ser considerado estudante aquele que estuda a sério...............esses petralhas não gostam de estudar. Estão na faculdade como animais amestrados do Lula.

Por pig = partido da imprensa governista, em 23/10/2012 às 15:34

Já deve ter esvaziado uma garrafa de Ypioca, com certeza.