Brasil

Por Bolivar Lamounier, em 30/10/2012 às 11:03  

O PT GANHOU BEM EM SÃO PAULO, MAS NÃO NO RESTO DO PAÍS

Tamanho da fonte: a-a+

Vitorioso em São Paulo, o PT vai controlar um dos orçamentos mais cobiçados do país. A inegável repercussão desse fato está levando muita gente a pensar que os petistas arrasaram em todo o conjunto formado pelas cidades maiores e mais ricas, o que está longe de ser verdade.

Dados compilados pela cientista política Luzia Herrmann de Oliveira mostram um quadro interessante. Das cidades com mais de 200 mil habitantes , o PSDB ficou com 27, o PT com 22 e o PMDB com 20.

No grupo de cidades que ostentam um PIB per capita superior a 30 mil reais, o PSDB ficou com 23 e o PT com 18. Ou seja, o PSDB mantém uma presença expressiva nas cidades grandes e mais ricas.

Alguns exemplos ajudam a visualizar o quadro acima esboçado. Em termos globais, o PT saiu-se bastante menos bem do que apregoa. Em Salvador ele foi insofismavelmente derrotado por ACM Neto. Em Recife, o candidato petista foi para o vinagre, não obstante a supostamente infalível intuição política de Lula. Em Belo Horizonte e em Campinas, Lula, Dilma e alguns ministros jogaram pesado, mas ficaram a ver navios, sendo que na capital mineira eles perderam para Aécio Neves, muito mais que para o socialista Eduardo Campos.

 




3 opiniões publicadas

O que você tem a dizer?

Por Antonio Durão, em 30/10/2012 às 21:31

GANHOU BEM??? TÁ LOUCO??? 680 MIL VOTOS DE DIFERENÇA??? FORAM 800 MIL BRANCOS E NULOS!!! E QUASE UM 1 MILHÃO E 800 MIL NÃO VOTARAM!!! ISSO É MAIS DA METADE DOS VOTOS DO 'GANHADOR'!!! ÔÔÔÔÔÔÔUUUU!!!!

Por augusto josé sá campello, em 30/10/2012 às 16:39

Boa tarde. Algumas analises feitas por quem realmente entende de política - os cientistas políticos, começam a surgir. O que é bom. Ajscampello

Por milton valdameri, em 30/10/2012 às 13:44

O PT não ganhou bem em São Paulo, apenas não perdeu, por que alguém teria que ficar "sem perder", mas os paulistanos mostraram que não queriam nenhum dos candidatos apresentados.