Brasil

Por Observador Diário, em 21/12/2012 às 11:53  

Feliz 2013: Dilma quer “pibão grandão”, mas BC prevê apenas mais inflação

Tamanho da fonte: a-a+

A presidente Dilma Rousseff afirmou, segundo a Folha de S.Paulo, que “quer um pibão grandão” de até 5% para 2013. No entanto, o BC (Banco Central) fez novo corte na sua projeção para o resultado deste ano. A previsão agora é a que a economia brasileira cresça apenas 1% em 2012, ante previsão de 1,6% há três meses atrás. O que está em alta no BC em relação ao próximo ano é o pessimismo. De acordo com dados divulgados pela Folha, a projeção de inflação para 2013 é superior á meta de 4,5% para toda a administração de Dilma.

Veja a reportagem da Folha,com




11 opiniões publicadas

O que você tem a dizer?

Por augusto josé sá campello, em 05/01/2013 às 19:03

Boa tarde. Me nego a escrever algo além do que já escrevi. Seria exercício de futurologia desvairada. Vivemos tempos muito difíceis. Ajscampello

Por Paulo Edson Medeiros Albuquerque, em 26/12/2012 às 07:52

É difícil conseguir o "pibão" seguindo os passos atuais. É bem sabido que desemprego e inflação são inversamente proporcionais. É a tal da Curva de Phillips dos economistas. Estamos com uma das menores taxas de desemprego da história. Ou seja, a inflação tem de subir. Também é sabido que taxa de juros e inflação são inversamente proporcionais. Estamos com uma das menores taxas da história. Ou seja, a inflação tem de subir. Resumindo: não dá para ter pouco desemprego, baixa taxa de juros e baixa inflação. Um ajuste precisa ser feito, em algum dos fatores. Tcharammm... tiraram a solução da cartola! Para não mexer nos fatores acima, simplesmente bombardearam o crescimendo do país. Sem crescimento não há demanda e, sem esta, a inflação sobe mais devagar. Tragicômico!

Por augusto josé sá campello, em 22/12/2012 às 12:02

Bom dia, se for possível. Já disse muito por aqui que vivemos tempos difíceis. A "era Lula" realmente mexeu em nossa economia e muita gente não se deu conta. As últimas "mexidas" foram um pouco mais fundo e cutucaram casa de marimbondos. Já repararam como, por exemplo, os fundos de pensão, sempre convocados para investir nisto e naquilo estão ficando de fora? Não é àtoa. Reservas para investimento bateram no fundo. O futuro de tais fundos (FGTS inclusive) foi profundamente afetado pela "mexida" nos juros. Pela vertente política, já repararam como o eixo de poder ( e de pronunciamento) foi deslocado? O atual Presidente do Banco Central está calado. Fala G Mantega e até o ministro da Educação. E, claro, Dilma. Alguém aí em baixo citou Armínio Fraga. Dia desses assisti entrevista dele na TV. Cautela. Muita cautela. Falou na tangente dos assuntos. Deve estar, como muitos, apreeensivo e com poucas certezas. Recuperação da indústria de transformação? Estas coisas levam tempo. Ajscampello

Por Ricardo Froes, em 22/12/2012 às 10:28

Dilma quer pibão grandão? Fala com o Lula, o pibão dele pode não ser grandão, mas de dragão ele entende...

Por regina oliveira, em 22/12/2012 às 00:14

Fugindo da questão: ela tenta copiar o" tipão "da espontaneidade do chefe ...não dá fica "tão" artificial. E o pibão estará longe da presunção, não pelo desejo , mas pelo caminho optado. Ué Jota mudou . Patriotismo pressupõe desejar no poder gente desligada de baratas demagogias.Com certeza aquela gente mesmo colocando competentes ao lado não abandonará o ranço que lhes é essência.

Por mario jota, em 21/12/2012 às 17:39

Para voltar a ter um pibão grandão é melhor a presidente Dilma chamar de volta a turma do PSDB, Armínio Fraga é só um exemplo. Vamos pensar no país e não no partido ou ideologias. Colocar gente competente é o primeiro sinal de patriotismo.

Por tiago jb, em 25/12/2012 às 17:28

@mario130852 e será que ele não vai querer colocar a SELIC em 20% para aumentar os ganhos da Gávea Investimentos não?

Por milton valdameri, em 21/12/2012 às 14:56

Parece que em 2013 o Datafolha terá que divulgar uma "pesquisa" de popularidade por semana, pois o ano será marcado pela receção, inflação, prisão dos mensaleiros, revelações do Marcos Valério, revelações do Rosegate e investigações sobre o envolvimento do Lula no lamaçal do PT.

Por mario jota, em 21/12/2012 às 16:53

@miltonv Uma pesquisa por semana e "manipulada" como é o costume desse pessoal.

Por Rodrigo Garcia, em 21/12/2012 às 14:01

O sonho dos "desenvolvimentistas" ta se realizando, o país ta ficando mais fechado e mais caro do que já é, e em pouco tempo veremos o Sr.Mantega cortando 3 zeros de uma nota de 1000 reais.

Por erikssom patos, em 21/12/2012 às 12:44

A Dilma deveria ganhar um troféu agora em 2012, troféu de Czar da economia! Nunca antes neste país um governo interferiu tanto nos fundamentos econômicos como essa equipa econômica(!) Mesmo na década de 1980 e metade da década de 1990, mesmo com todos os congelamentos de preços e salários, mesmo com as reservas de mercado, mesmo assim ainda existia uma réstia de esperança de mudança, de abertura, etc. O que está restando para os czares da economia brasileira com tantas trapalhadas que estão dando cursos?! Depois de altear os impostos de importação, elevando determinados produtos (como é o caso de veículos automotores) em até 340%(!), e de muitos outros que teve os impostos alterados escancaradamente como o setor têxtil, de calçados, brinquedos, e muitos outros... E para completar promoveram uma desvalorização do R$ em mais de 30% em média(!). A industria nacional deveria na altura do campeonato estar nas alturas, no céu! No entanto não saiu do chão, o PIB coitado vai ficar na historia brasileira de novo, pelo segundo ano consecutivo(!). Não vou nem falar nada sobre a questão da desaceleração da oferta de dinheiro, porque esse é outro drama, e talvez onde mora o maior perigo dos czares... O nível de endividamento das famílias já rondando os 45% da renda nacional e o comprometimento da renda dessas famílias para cumprirem com os serviços já batendo nos 22,5% é de tirar o oxigênio que os poderosos czares precisam para aquecer essa fornalha do crescimento, imagina o que terão que fazer, provavelmente INFLAÇÃO?! Vá de retro satanaz!!