Opinião

Por xicograziano, em 21/12/2012 às 10:26  

Observador 2013

Tamanho da fonte: a-a+

Final do ano se aproxima. Época de fazer balanços, reflexões, projeções. Para nós, do Observador Político, 2012 serviu como um grande aprendizado. Nossa proposta básica, de abrir um espaço virtual colaborativo para a discussão das ideias políticas no Brasil, avançou. A plataforma, após 1,5 ano de vida, cumpriu seu papel. Nossa comunidade no facebook também se afirmou. Em breve apresentaremos um relatório completo com as métricas desse projeto, exitoso, de “democracia digital”.

Agora, mais experientes, estamos preparados para evoluir. O Brasil precisa discutir seu futuro, olhando as eleições de 2014. O Observador Político quer participar, ativamente, desse processo. Mas vai promover uma mudança fundamental: vamos abandonar nossa proposta de isenção política e assumir o legado ideológico de FHC. Teremos lado. As idéias contemporâneas de FHC serão nosso lastro, e a formulação da “sociedade decente” nosso objetivo. Nós vamos puxar as discussões sobre a sociedade que queremos para o futuro.

Continuaremos primando pela qualidade, debate com conteúdo. Não vamos tolerar agressões contra a palavra alheia. Discordar é saudável, críticas são bem vindas, mas xingamentos, não. Tolerância anda faltando no debate político brasileiro, respeito pelas ideias dos outros. Nós vamos expor nossas idéias, colocá-las em discussão na rede. Vamos aguardar, em contrapartida, respeito, só isso. Será, com certeza, um sucesso.

Feliz Natal e bom Ano Novo aos internautas.




41 opiniões publicadas

O que você tem a dizer?

Por roberto argento filho argento, em 07/01/2013 às 16:03

No Aguardo do "Relatório" ... tenhamos um Feliz Ano Novo (?) ! Que o Papai Noel apague todos os Anos de Chumbo -2012 inclusive- e nos traga um 2013 sem as esperanças frustradas dos passados, sem as mentiras dos passados, sem as politicanalhas do passado, ... acreditamos em Papai Noel e, acreditando em Papai Noel, ... Feliz Observador 2013!!!

Por José Antônio da Conceição, em 07/01/2013 às 17:09

@argento Chiii... ! É mesmo! Grato pela lembrança, Argento! Primeiro avisou-se que seria feito e publicado o "relatório"! Depois comunicou-se que o "relatório" estava pronto! Aguardemos a publicação! Feliz Carnaval Argento! Feliz Páscoa Argento! Feliz feriado de 7 de setembro Argento! NOSSA! 2013 nem começou, já tá perto de terminar!

Por roberto argento filho argento, em 04/01/2013 às 21:39

Um adendo, peço licença. A maneira de "fazer política", aqui, devido à ignorância e a desinformação é fantástica. Acabei de ver no JN (rede Globo), reportagem sobre a paralisação de uma linha, acho que do Metro SP, atribuído à sabotagem; o governador veio à público com fotos que supostamente evidenciariam as tais fraudes. Se forem vistas com a devida atenção, trata-se de fotos que evidenciam falta de manutenção na via permanente, são pedaços de madeira (sujeira não recolhida) na linha, que, não causariam nenhuma paralisação -os trens simplesmente passariam, sobre estes detritos, incólumes. Houve a paralisação; as causas, não saberemos. Mas as Fotos mostram a qualidade do governante. ... que, mais dia, menos dia, será, no mínimo, candidato à Presidência -da "República-dos-Desinformados".

Por Vinicius Scandiuzzi, em 02/01/2013 às 16:42

Confesso que por muito tempo sonhei em ler essa mensagem tal como foi escrita agora por Xico Graziano. O Brasil precisa de ideias diferentes, de uma ideologia diferente. Precisamos restaurar o legado da social-democracia e nada melhor e mais eficaz para isso do que restaurar e defender o legado FHC. Esperamos que o nível das discussões do OP se eleve ainda mais e a qualidade técnica e de conteúdo do site entre nessa tendência. 2013: O ANO DO ESTADISMO, o ano de FHC (e se for permitido e desejado, da social-democracia)!

Por Delio Nilton Tonin, em 03/01/2013 às 00:10

@viniscan , aprovado!

Por Delio Nilton Tonin, em 01/01/2013 às 10:21

Meu caro Xico, desejamos um Feliz Ano Novo a Você, a todos os amigos do OP e todos os seus familiares e esperamos que 20"13", seja um ano repleto de realizações e que possamos, finalmente, iniciarmos a nossa caminhada rumo a grande conquista que só poderá vir em Outubro de 2014. Grande Abraço Xico, FHC e a todos do OP. FELIZ 2013!

Por Capitão Caverna, em 31/12/2012 às 18:17

Votei no PT e em Lula em 2002. Se arrependimento matasse, acho que teria morrido nos primeiros anos do governo Lula, e obviamente em 2005 quando caiu definitivamente a máscara do arrogante apedeuta. Mas não é só isso, não avançamos no fortalecimento de nossas instituições, a educação, a saúde e segurança pública retrocederam nesses anos. Inclusive quando de nota o percentual do PIB investido nessas áreas, e a famigerada DRU, que literalmente retirou 70 bilhões de investimentos só na educação... Mas tivemos o PAC, e segundo o último balanço de investimentos foram 270 bilhões destinados para ''infraestrutura'' e o programa ''Minha Casa, Minha Vida"- um milhão de casas entregues. Pensemos no total que potencialmente foi desviado desse programa através das empreiteras de Cachoeira e de Fernando Cavendish, dinheiro público que irrigou inclusive a campanha de Dilma, através de desvios no Ministério dos Transportes... A mediocride do Governo, a imersão na corrupção, e o coroamento dessas práticas com a condenação definitiva do Mensalão no STF não foi mérito individual do PT. Muito de deveu a inação da oposição, inerte, as vezes cúmplice ou mesmo indiferente às práticas que hoje podemos atribuir a TODOS os partios, pelo posicionamento da própria oposição... Marco Antonio Villa descreve essa década perdida em uma artigo hoje no jornal O Estado de São Pulo- http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,a-decada--perdida-,979160,0.htm. Mais ainda, lembra a participação pífia de FHC, com sua decisão equivocada de negar-se a atacar Lula, o pior governante de nossa história, pior até que Collor, mas defendido pelo PSDB e pela esquerda, única e exclusivamente pelo viés ideológico! A mediocridade dos dez anos de governo Lula/Dilma só não foi suplantada pela mediocridade do partido dito de oposição - PSDB. Perdido, sem projeto, sem discurso assistimos a oposição capitular, negar-se a prestar seu papel para salvar Eduardo Azeredo e Marconi Perillo. Como acreditar no falso discurso de FHC dizendo-se não condescendente com a badalheira? Suas ações o contrariam, afirmam de bom tom que todos os partidos são iguais! QUE FHC DEFENDA SEU LEGADO DE COVARDIA E OPORTUNISMO NO PRÓXIMO ANO! SERÁ MUITO INSTRUTIVO...

Por Elza A. Cardoso, em 04/01/2013 às 19:50

SE VERDADEIRAMENTE É ASSIM, Eu pergunto: POR QUE SE CALARAM DURANTE ESTES 10 INFELIZES ANOS??? POR QUE FICARAM DE MÃOS-DADAS COM O PT E nada fizeram??? APENAS UMA VOZ SE ERGUEU CONTRA O PT E, JUSTAMENTE ESTA VOZ ESTÁ SENDO "ESQUECIDA" PELO PSDB... ISTO É A "LEALDADE" QUE VOCÊS TEM PARA APRESENTAR PARA NÓS??? É "ESTE" O SEU "AVAL"??? ACREDITAM MESMO QUE NÓS, OS BRASILEIROS DE MÉDIA INTELECTUALIDADE, VAMOS ENGOLIR ESTA "MUDANÇA OPORTUNISTA DE ÚLTIMA HORA", pré-eleitoral, QUANDO DURANTE ANOS A FIO HOUVE -NO MÍNIMO- SILÊNCIO, OMISSÃO E ABANDONO ??? ACOLHER ESTES ARGUMENTOS "CAMBIANTES" NÃO SERIA RECEPCIONAR E ACEITAR MAIS UMA FARSA E MAIS UM DESRESPEITO À NOSSA INTELIGÊNCIA??? HUM..... VAMOS PENSAR MELHOR SOBRE ISSO... CREIO QUE QUEM ESPERA DE NÓS ALGUM TIPO DE "C-O-L-A-B-O-R-A-Ç-Ã-O", NOS DEVE - NO M-Í-N-I-M-O RESPEITO E SATISFAÇÃO, OU NÃO???

Por Elton Luis Gouvêa, em 30/12/2012 às 13:44

Feliz Ano Novo Xico HAPPY 2013 !!!!!!!!!!!!!!!!! FELIZ 2013 !!!!!!!!!!!!!!!!!!! http://www.youtube.com/watch?v=UK77-cQ9IYc

Por Capitão Caverna, em 30/12/2012 às 09:33

Seguiram o linha ideológica de FHC... podemos assumir que é a mesma linha ideológica do PSDB? Ou será a mesma ladainha de sempre? Não respondem pelo partido...

Por roberto argento filho argento, em 28/12/2012 às 11:49

"PEC 37… Tem certeza de que sabemos bem o que é?" - o Quê o "Lastro Ideológico de FHC" pode fazer para explicar da "Utilidade", necessidade, Importância da PEC 37 /11 e das Consequências, após sua provável aprovação.

Por Elza A. Cardoso, em 04/01/2013 às 20:01

@argento É o que eu também queria saber...

Por Leandro C S Gavinier, em 27/12/2012 às 22:48

Alguma mudança no espaço dos blogueiros? Nunca tive um texto meu rejeitado.

Por Leandro C S Gavinier, em 27/12/2012 às 22:47

Acho ótimo o Portal adotar e assumir uma linha ideológica. Estou sempre cobrando isso dos veículos de impressa que leio. Já mandei até carta para os editoralistas da Folha chamando-os de gelatina amorfa. Como sempre digo. A era dos isentos acabou. Quem não é contra ao PARTIDO DO PODER, então é a favor.

Por Elza A. Cardoso, em 04/01/2013 às 20:00

@leandrogavinier LEANDRO, SE PARTIDOS FOSSEM CONFIÁVEIS EU CONCORDAVA COM VOCÊ. No Brasil, durante toda a sua história, só houve um COERENTE E, QUANDO PUSERAM UM "P" , diante dele, ele acabou! FOI o MDB O único coerente e valoroso. Havia Ulisses Tancredo,os grandes homens de São Paulo e do Nordeste...Não esteas sombras ambulantes que andam por aí. Aliás, uma grande surpresa. Um Movimento coerente, para um Brasil INCOERENTE... Prefiro LUTAR POR IDÉIAS E DEFENDER OS CORRETOS, DO QUE "TORCER POR partidecos, TIMECOS DE FUTEBOL, ou IGREJOTAS" QUE HOJE SERVEM A UNS , E AMANHÃ A OUTROS. Não sirvo pra este tipo de coisa. Não sou manipulável. PREZO MINHA INTELIGÊNCIA que coloco a serviço de minha cidadania. re pen se... NEM TODOS OS QUE ESTÃO EM UMA "AGREMIAÇÃO" (PARTIDO) MERECEM NOSSO RESPEITO ou NOSSA REJEIÇÃO. SOMENTE PESSOAS TEM CARÁTER, COERÊNCIA, ATITUDES QUE PODEM SER CONFERIDAS EM SUAS VIDAS. PARTIDOS, não!

Por Elza A. Cardoso, em 04/01/2013 às 19:53

@leandrogavinier LEANDRO, SE PARTIDOS FOSSEM CONFIÁVEISEU CONCORDAVA COM VOCÊ. No Brasil, durante toda a sua história, só houve um COERENTE E, QUANDO PUSERAM UM "P"

Por Ricardo Froes, em 26/12/2012 às 20:06

Voltamos à velha prática da censura sem aviso, Xico? Fui um dos primeiros a comentar - e criticar - seu post, mas o comentário sumiu! Lamentável continue assim que o OP não emplaca 2014.

Por acir carlos ochove, em 25/12/2012 às 15:06

Oi Xico, um grande progresso; tenho acompanhado o blog do Reinaldo Azevedo, postura invejavel, modelo de defesa de ideias e da democracia, com liberdade; pena que a internet não alcance todos os brasileiros, somos minoria dita civilizada; urge encontrar formas de alcançar a grande massa, aquela que assiste as novelas da globo, que vota por receber uma bolsa familia, o tal de carinhoso, quota, promessa de emprego para familiares, acredita nas mentiras deslavadas de candidato; não podemos continuar assim se pretendemos ser Pais desenvolvido; acredito em voce, feliz natal e ano novo com muita saude e disposição para o trabalho, abs

Por erikssom patos, em 24/12/2012 às 18:39

Xico, a você e sua família um natal com alegria e saúde, como também muita paz. Esperamos um próximo ano bem melhor do que o que este que está praticamente terminando. Dentro de nossas limitações estamos sempre prontos para colaborar no que nos é possível e é permitido.

Por Elza A. Cardoso, em 23/12/2012 às 17:04

Começando por cuida do hacker que nos impede de manifestar idéias... FelizAano Novo!

Por José Antônio da Conceição, em 23/12/2012 às 22:33

@zazamir Amiga Elza, uma dica (eu estou fazendo assim): Faça a redação do comentário. Quando terminar, ANTES DE ENVIAR, marque o texto com o mouse e acione "Editar/Copiar"... Abra o bloco de notas e cole o texto (está preservada a redação). Volte ao comentário, posicione o cursor no final do texto e clique "Enviar". Se der errado, (comigo às vezes acontece) volte à discussão, copie do bloco de notas e cole. Envie novamente. DESTA MANEIRA SEU COMENTÁRIO NÃO SE PERDE, NEM TEM QUE SER DIGITADO NOVAMENTE! Feliz Natal, Feliz 2013!

Por Gustavo Adolpho Junqueira Amarante, em 22/12/2012 às 20:38

Essa é uma noticia excelente. Creio que tornará 2013 num ano bem mais proveitoso para o OP do que 2012. Feliz Natal e bom início de ano. Abraços, Gustavo Amarante

carregar mais voltar ao topo