Opinião

Por xicograziano, em 07/12/2012 às 11:29  

Privatização dos portos enterra debate ideológico

Tamanho da fonte: a-a+

A quebra total do monopólio sobre os portos, anunciado agora pelo governo, enterra de vez o debate ideológico que o PT provocava contra o PSDB. Abrindo totalmente o setor portuário à iniciativa privada, a presidente Dilma faz o PT se curvar à realidade, rasgando sua bandeira histórica a favor da estatização, utilizada de forma malandra contra FHC.
Sorte do Brasil. Desde FHC se procura quebrar o monopólio portuário, mas os petistas sempre se opuseram às medidas liberalizantes. Algumas medidas se tomaram, mas a lerdeza e a ineficiência continuaram, freando as exportações brasileiras. E, pior, aumentou a corrupção nos portos.
O pacote de Dilma copia a ironia da história. Assim como em 1808, foi D João VI quem abriu os portos às nações amigas, favorecendo o comércio internacional às custas da do monopólio da Corôa Portuguesa, uma petista abre os portos à iniciativa privada. Sinal dos tempos.




18 opiniões publicadas

O que você tem a dizer?

Por Charles Irajá Mota da Silva, em 11/12/2012 às 10:08

Concordo plenamente com o Xico Graziano! Na minha opinião o Estado não têm que ter empresas e sim, ser o "xerife" do mercado.

Por acir carlos ochove, em 09/12/2012 às 10:20

Bom dia XICO, diga algo sobre o estado em que se encontra o OP; sobre o seu futuro, grato .

Por erikssom patos, em 09/12/2012 às 00:45

Não creio que esse debate ideológico - diga se de passagem, classificado assim pela classe politica e dos intelectuais acadêmicos - enterra o verdadeiro debate sob o ponto de vista econômico que é o que interessa de fato para a sociedade. Grande parte dos portos (terminais e toda a infraestrutura operacional) já estavam segundo a lei 8630/93 e antes dela licitados ou arrendados. Tanto assim que 55 terminais serão licitados e 43 poderão ser prorrogados ou até mesmo licitados novamente. Isso vai gerar uma batalha judicial enorme. Basta esses fatos para demonstrar que na verdade a privatização brasileira não sai do papel e do nome, pois o vinculo com o estado não é cortado, é mantido vivo. O que pode ser considerado um avanço foi a permissão de construção de novos portos pela iniciativa privado devido a liberação dos interessados em poder embarcar ou desembarcar produtos de terceiros, antes não podia, pois era permitido apenas os produtos da própria companhia isso era um desestimulo ao investimento na área. Um outro detalhe que não muda nestas privatizações meia boca, o estado não sai de sena via os seus investimentos, e agora o BNDES vai emprestar 54 bilhões, e para isso ele vai se capitalizar mais de 40 bilhões via debentures

Por erikssom patos, em 09/12/2012 às 01:06

Outro ponto positivo alem da liberação de embarque ou desembarque de cargas de terceiros é que no termino do contrato o licitante não devolve os bens de capital investidos, ou seja, não são devolvidos para o estado, já no caso das relicitações dos terminais públicos os bens deverão ser devolvidos, isso tem trazido o temor de investimentos privados, inclusive a instabilidade jurídica do sistema e da falta de confiança nas politicas econômicas. Principalmente a falta de confiança no poder politico são uma das causas de atraso em qualquer área econômica.

Por Capitão Caverna, em 08/12/2012 às 10:14

Cai mais um impedimento à aproximação entre PT e PSDB. Caminhamos a passos largos para um acordo entre os dois partidos aliados... PT = PSDB...

Por Antonio Augusto Oliveira, em 08/12/2012 às 02:00

Gente como este Ricardo Froes me fazem amar mais o PSDB. O cara é pirado...

Por mario jota, em 09/12/2012 às 11:19

@aaoliveira Não conheço o Froes, mesmo não concordando com tudo que ele diz, ele não é covarde e nem baba ovo como muitos........... fala o que tem de dizer e pronto. Gostem ou não dele, temos de dizer o que pensamos. O politicamente correto é uma merda e tem de ser banido. Que se fodam aqueles que dizem muito e bonitinho e são na verdade, uns covardes e reacionários.

Por Ricardo Froes, em 07/12/2012 às 20:15

O que eu acho incrível é a pasmaceira britânica do Xico... Nenhuma resposta, nenhuma reação, nenhuma satisfação e, principalmente, nenhum pedido de desculpas a quem, bem ou mal, carrega essa porra nas costas, nós. Escrotidão é pouco.

Por Antonio Augusto Oliveira, em 08/12/2012 às 01:50

@bobjaniak Como vc é tonto. O que lhe falta não é uma rede social política, é uma rede social de hospício. Vaza daqui, anquista metido a democrata.

Por Ricardo Froes, em 08/12/2012 às 10:09

@aaoliveira Porque você não vai tomar aonde as galinhas tomam? Entra agora no ônibus e já quer sentar na janela, santa? Vá procurar sua turma!

Por Antonio Augusto Oliveira, em 08/12/2012 às 01:51

@aaoliveira anarquista metido a democrata

Por roberto argento filho argento, em 07/12/2012 às 20:00

"Privatização dos portos enterra debate ideológico" - vai daí que algo da sociedade PT-PSDB foi mantida ..

Por mario jota, em 07/12/2012 às 17:06

Era tudo cascata do PT. Desde quando se pode falar de debate ideológico com essa esquerda brasileira? no poder age pior que a direita. Veja que todos enriqueceram e não se sabe como................ Os otários é que ainda se acham ideólogos e na verdade, toda essa esquerda rancorosa quando no poder, se lambuzam de uma forma nojenta. O PSDB ainda nem se manifestou de uma forma pedagógica para que todos entendam o que é o PT e essa esquerda fedorenta.

Por José Antônio da Conceição, em 07/12/2012 às 14:54

Não! Não mesmo! O debate ideológico foi enterrado antes... pelo menos na internet, por uma plataforma com objetivos de discutir a política brasileira, abrigada no IFHC!

Por augusto josé sá campello, em 07/12/2012 às 12:46

Boa tarde. Sinto muito, amigo Xico, mas me parece estar mais para meia ou um quarto de sola. E mais uma estatal foi criada para ficar em cima do eventual processo. Ajscampello

Por milton valdameri, em 07/12/2012 às 12:42

Xico, parece que você não conhece nem o PT nem o PSDB, pois o PT continuará "acusando" o PSDB de fazer privatizações e o PSDB continuara incapaz de se pronunciar a respeito, o máximo que o PSDB consegue fazer é emitir uma nota do FHC dizendo que a Dilma é esforçada, que o Zé Dirceu e o Zé Genoíno são boas pessoas. Mas mudando de saco para mala, quando será o sepultamento do OP?

Por Ricardo Froes, em 07/12/2012 às 12:09

Ora, ora!... A que devemos tão ilustre visita? Já corrigiu os problemas do OP? Claro que não, não é mesmo? Sim, porque eu acabei de botar um post em que tive que tentar sete vezes até fixá-lo! Sabe, Xico, já que você não lê nada daqui, nós todos aqui estamos nos sentindo como palhaços, tendo à toda hora que fazer reparos nos nossos posts, com uns ajudando os outros, reclamando para as paredes, mandando e-mails que nunca retornam, enfim, sendo vítimas de toda a sorte de grosserias e descasos. É pena que você não veja isso porque iria aprender muito sobre solidariedade, um sentimento que, pelo que eu vejo, não existe no seu partido, não é mesmo? Mas não há de ser nada Xico. Quando você e os cardeais do seu partido estiverem sozinhos, você sem ninguém aqui no OP para contar a história do site - nem mesmo os posts se salvaram do seu descaso, foram quase todos apagados - e os cardeais do PSDB sem eleitores. Aliás, para falar o que falou, nem precisava ter aparecido. Comparar as meias medidas de Dilma com a abertura dos portos de D.João é sacanagem. Enquanto for mantida a estrutura das companhias Docas - e a foi - você sabe muito bem que a coisa não vai andar.

Por Ricardo Froes, em 07/12/2012 às 12:11

@bobjaniak Corrigindo: Mas não há de ser nada Xico. Quando você e os cardeais do seu partido estiverem sozinhos, você sem ninguém aqui no OP para contar a história do site - nem mesmo os posts se salvaram do seu descaso, foram quase todos apagados - e os cardeais do PSDB sem eleitores, você vai se lembrar da gente aqui.