Brasil

Por José Antônio da Conceição, em 05/01/2013 às 01:23  

Complicado? Ou simples? – “Ocultação de Patrimônio”. Laranja complica Aécio e Andréa Neves

Tamanho da fonte: a-a+

Conforme recebido:

Arrolada como testemunha de acusação, ex “sócia” dos irmãos Andréa e Aécio Neves abre o jogo na PF e confessa que era apenas laranja.

A situação do Senador Aécio Neves (PSDB/MG), complica-se cada vez mais, depois de divulgada por Novojornal a “Lista de Danilo de Castro”, que fundamentou a “Lista de Furnas”, descrevendo como foram distribuídos os recursos arrecadados ilicitamente por Dimas Fabiano na campanha de Aécio para governador de Minas em 2002.

Denunciado juntamente com sua irmã Andréa pelos deputados estaduais de Minas Gerais Sávio Sousa Cruz (PMDB) e Rogério Correia (PT), perante a Procuradoria Geral de Justiça de Minas Gerais, Procuradoria Geral da República e Receita Federal, o senador mineiro e sua irmã viram de uma hora pra outra suas realidades patrimoniais devassada.

Em Minas Gerais, onde Aécio tem controle absoluto sobre decisões e ações dos que ocupam o cargo de Procurador Geral de Justiça desde 2002, quando assumiu o cargo Jarbas Soares, seu sucessor Alceu Torres, em uma decisão segundo seus próprios colegas, “desprovida de fundamentação legal e total parcialidade”, determinou o arquivamento do pedido de investigação.

Decisões idênticas foram tomadas em relação a todas as iniciativas de investigações contra Aécio Neves e integrantes do Governo de Minas Gerais, que tramitaram na PGJ-MG nos últimos 10 anos.  Atualmente encontra-se pendente de julgamento o pedido de reconsideração da decisão tomada.

Em Brasília, o Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, determinou “sigilo total” sobre as investigações. Porém, procuradores críticos de sua atitude, por considerá-la partidária, informam que na semana anterior ao natal de 2012 chegou à mesa de Gurgel parecer de 35 páginas contendo levantamentos preliminares recomendando que fosse aberto procedimento investigatório.

Os mesmos procuradores informam ainda que desde 2004 já existiam informações suficientes para o indiciamento de Aécio e de sua irmã Andréa, fato que foi omitido na denúncia apresentada pelo ex-Procurador Geral da República Antônio Fernando de Souza, no esquema criminoso denominado “Mensalão do PSDB”, que arrecadou e distribuiu recursos ilícitos, alguns oriundos de empresas públicas mineiras, que operou na campanha de Azeredo em 1998 para o governo de Minas.

Fundamentam suas afirmações no que vinha sendo guardado a sete chaves, o “Relatório da Polícia Federal” sobre as investigações realizadas na época sobre o “Mensalão Tucano”. Procedimento “desarquivado” em novembro de 2012, devido a denúncia apresentada pelo ministro do STF Gilmar Mendes contra a revista Carta Capital por ter divulgado uma lista dos que teriam sido beneficiados pelo esquema criminoso, contendo seu nome.

A fundamentação da denúncia de Gilmar Mendes era de que a lista noticiada seria falsa, obrigando a Polícia Federal abrir procedimento investigatório para ouvir os apontados por Gilmar Mendes como envolvidos no caso.  Segundo as mesmas fontes, o relatório encontrava-se “guardado”, porque no mesmo está provado documental e testemunhalmente como funcionou todo o esquema criminoso em relação ao PSDB, ao contrário do ocorrido em relação ao mensalão do PT.

O relatório comprova que a lista, publicada por Carta Capital, além de não ser falsa, era de conhecimento da Polícia Federal, da Procuradoria Geral da República e do STF a origem da lista e informada na pagina 11 em seqüência a;

“RESUMO DA MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA OCORRIDA NO ANO DE 1988 NA CAMPANHA PARA REELEIÇÃO AO GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS PELO ATUAL SENADOR DA REPÚBLICA, SR. EDUARDO BRANDÃO DE AZEREDO E DO ATUAL VICE-GOVERNADOR, SR. CLÉSIO SOARES DE ANDRADE. ELEIÇÃO DE 1998 – HISTÓRICO”.

Documento obtido através de apreensão, foi este resumo que possibilitou a investigação da PF, que fundamentou a denúncia do Procurador Geral da República, aceita e em curso no STF através da Ação Penal 536/MG, tendo como relator o ministro Joaquim Barbosa.

Assessores do STF mostraram-se assustados com as indagações do Novojornal, depois de confrontados com cópia do relatório e do protocolo, foram obrigados a reconhecer o fato informando que o inquérito encontrava-se “guardado”, por estratégia do ministro Joaquim Barbosa, para evitar pressões principalmente depois de cumprida determinação do ministro para que as testemunhas de acusação fossem ouvidas.

O apurado e descrito no Relatório da Polícia Federal comprova que Lídia Maria Alonso Lima, funcionara como “Laranja” de Aécio e Andréa Neves. Ouvida pela Polícia Federal, ela disse:

“Que em 1998 trabalhava na Empresa Comercial Factoring Ltda, de propriedade de Andréia Neves da Cunha, onde exercia a função de gerente na referida empresa.

Que indagada acerca das empresas denomínas  Sistema de Comunicação Azaléia ltda, Editora Gazeta de São João Del Rey Ltda, e Taking Care Ltda, onde seu nome faz parte do quadro societário das mesmas, a declarante confirma tal participação. Que, quanto a empresa Sistema de Comunicação Azaléia Ltda, trata-se da Radio Azaléia FM, cujo contrato social foi registrado em 1997, conforme cópia que ora apresenta, porém, até o momento a mesma ainda não entrou em funcionamento por questões burocráticas; Que, quanto à empresa Editora Gazeta de São João Del Rey LTDA, a mesma foi aberta pelo senhor Herval da Cruz Braz (já falecido), esposo de Andréa Neves da Cunha, irmã de Aécio Neves; Que, com a morte do senhor Herval, a declarante foi convidada por Andréa Neves a integrar o quadro societário da mesma, uma vez que Andréa Neves se ausentou por três anos de Belo Horizonte/MG, indo morar no Rio de Janeiro, de 1999 a 2001, e por questões de confiança, deixou referida empresa sob a responsabilidade da declarante; Que, a declarante acredita que nunca fez nenhum tipo de retirada na mencionada editora, mesmo por que o histórico financeiro da empresa nunca foi dos melhores; Que, quanto à empresa Taking Care LTDA, a mesma foi fundada em 12/12/1995, por Andréa Neves da Cunha e Herval da Cruz Braz; Que, em outubro de 1999, com a morte do senhor Herval, a declarante foi convidada para integrar o quadro da Taking Care, com 0,01%, ou seja, apenas para cumprir exigência legal;

Que, na 6ª Alteração Contratual a declarante deixou de figurar no quadro societário da Taking Care, passando a funcionária formalmente contratada, ocasião em que passou a fazer parte do quadro societário da mesma, com 49%, o senhor Aécio Neves da Cunha, irmão de Andréa Neves; Que, em 2003, quando o senhor Aécio Neves assumiu o cargo de governador do Estado de Minas Gerais, este solicitou a Andréa que retirasse o seu nome do quadro societário da Traking Care; Que, na sétima alteração contratual a declarante voltou a compor o quadro societário da Traking Care, desta feita com 49%, Que, na última alteração contratual a declarante passou a ter apenas 5% do capital social da Traking Care e a senhora Andréa Neves 95%.

A Radio Azaléia encontra-se instalada na cidade de Bocaiúva, FM 101,5 MHz. Em 1997, segundo depoimento de Lídia Maria Alonso Lima, quando foi registrada, Aécio era deputado federal e pela lei estaria impedido de ter concessões do Estado.

Segundo fontes da PGR, “apenas estes fatos seriam suficientes para apresentação de denúncia contra Aécio e Andréa Neves no processo do “Mensalão Tucano”, movido contra Eduardo Azeredo, o que não ocorrera por decisão política, porém, a situação complicou-se após a denúncia apresentada pelos deputados Sávio Souza Cruz (PMDB-MG) e Rogério Correia (PT-MG)”.

“A confissão de Lídia Maria Alonso Lima perante a Polícia Federal somada as denúncias apresentadas pelos dois deputados mineiros comprovam como vem operando a mais de uma década o esquema montado para ocultar o patrimônio, benefícios de concessões e recursos públicos sem que apareça Andréa e Aécio Neves”, conclui.

Sabe-se que investigações da Receita Federal aprofundaram-se na analise do patrimônio das empresas IM Participações e Administração Ltda e NC Participações Ltda, nas quais são sócios Aécio, Andréa e sua mãe Inês Maria, principalmente em relação ao patrimônio incorporado que não teve origem nos bens deixados por Gilberto Faria.

A denúncia dos deputados Sávio Souza Cruz e Rogério Correia relata a ocultação de patrimônio e rendas:

A declaração de bens apresentada por Aécio na Justiça Eleitoral aponta um cidadão de pouco patrimônio, com rendas de servidor público incompatível com a vida de Aécio Neves, que viaja constantes ao exterior, utilização de veículos de luxo, refeições e hospedagens em points do jet set nacional e internacional e a utilização de jatinhos particulares para o seu deslocamento.

Certamente, tais condutas e procedimentos não são próprias de um mero agente político, que ocupa cargos públicos desde os 18 anos de idade.

Perante a Justiça Eleitoral, para seu registro de candidatura ao Senado da República no ano de 2010, apresentou a seguinte relação de bens, com os seguintes valores:

a) Apartamento no Rio de Janeiro, no valor de R$ 109.500,00;
b) Lote, no valor de R$ 6.639,73;
c) Lote, no valor de R$ 9715,62;
d) Ações, no valor de R$ 0,09
e) Ações, no valor de R$ 217,26
f) Quotas de capital da IM Participações , no valor de R$ 95.179,12;
g) Empréstimo a NC Participações Ltda, no valor de R$ 8.544,12;
h) Objeto de Arte no valor de R$ 13.650,00;
i) 50% de imóvel rural, no valor de R$ 87.000,00;
j) Saldo em conta corrente no valor de R$ 331,07;
k) Aplicação financeira no valor de R$ 40.142,20;
l) Saldo em conta corrente no valor de R$ 10,00;
m) Aplicação financeira no valor de R$ 14.393,28;
n) Saldo em conta bancária no valor de R$ 496,93
o) Apartamento em Belo Horizonte no valor de R$ 222.000,00.

Total do patrimônio declarado : R$617.938,42

A declaração de bens apresentada pelo primeiro representado à Justiça Eleitoral possui os mesmos valores históricos, quanto ao patrimônio imobilizado, da declaração apresentada em 2006, quando de sua segunda candidatura a Governador de Minas Gerais, com pequenas variações. Quanto ao patrimônio total, houve uma redução nominal em quatro anos da ordem de cerca de 20% (vinte por cento).

Em quatro anos, o primeiro representado teve decrescido o seu patrimônio.

A remuneração do Governador do Estado de Minas Gerais, ocupação principal do primeiro representado no período de janeiro de 2003 a abril de 2010, era de R$ 10.500,00 (dez mil e quinhentos reais) brutos, nos termos da Lei Estadual 16658.

Durante este período apontado, o primeiro representado realizou 11 (onze) viagens ao exterior às suas expensas, segundo dados colhidos junto à Assembleia Legislativa, muitas vezes em companhia da família e segundo notas de imprensa, frequentemente a destinos de alto luxo como Aspen, estação de esqui nos Estados Unidos.

De abril de 2010 a Fevereiro de 2011, quando voltou a assumir mandato eletivo, o primeiro representado esteve desempregado. Entretanto, continuou realizando viagens ao exterior e com seus hábitos caros e pouco comuns à maioria esmagadora da população.

O primeiro representado tem uma de suas residências fixas na cidade do Rio de Janeiro, próximo à Lagoa Rodrigo de Freitas, no Bairro Leblon, considerado de classe alta. Outra, em Belo Horizonte, também em um bairro considerado zona residencial nobre.

As despesas com manutenção de suas residências e de seu nababesco estilo de vida, compreendendo restaurantes de primeira linha, festas com celebridades, boites e viagens a bordo de jatos particulares são incompatíveis com os seus rendimentos declarados.

É bem verdade que o primeiro representado tem declarado em seu patrimônio a participação societária nas empresas NC participações Ltda (CNPJ 23205958/0001-14), no valor de R$ 9.819,00 (nove mil e oitocentos e dezenove reais) e da IM Participações e Administração Ltda (CNPJ 28264463/0001-80) no valor de R$ 95.179,12 (noventa e cinco mil e cento e setenta e nove reais e doze centavos) esta com sede na residência de sua mãe, a anciã Inês Maria Neves de Faria, com endereço na Rua Pium-i, 1601, apto 901, em Belo Horizonte e agora, incorporada ao seu patrimônio a Rádio Arco-Iris Ltda, cujas operações serão detalhadas a seguir.

Mas seria o rendimento auferido pelo primeiro representado por sua participação acionária nestas empresas que suportariam todas as elevadas despesas de seu estilo de vida ostentoso ou, a exemplo do que acontece comprovadamente com a empresa Rádio Arco-Iris, o primeiro representado utiliza-se diretamente de recursos ou de patrimônio destas e de outras pessoas jurídicas para fazer frente aos seus gastos faraônicos?

Ao que se demonstra o primeiro representado, face os seus rendimentos oficiais, apresenta sinais exteriores de riqueza incompatíveis com seus rendimentos, nos exatos termos do art. 6º da Lei Federal 8021/90, fruto de ocultação de patrimônio, de fraude fiscal ou de ambos”.

Prosseguindo:

“Um dos instrumentos utilizados pelo primeiro representado para ocultação de patrimônio é a Rádio Arco-Iris Ltda.

A empresa Rádio Arco-Iris Ltda (terceira representada) é de propriedade do primeiro e da segunda representados, segundo consta de registro extraído da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais.

A aquisição de cotas da empresa foi realizada pelo primeiro representado no ano de 2010, quando ainda se encontrava desempregado e, portanto, sem nenhuma renda formal.

Segundo o mesmo registro, a sociedade tem por objeto “a execução de serviços de radiodifusão sonora de quaisquer modalidades, em quaisquer localidades do país, desde que para tanto o Governo Federal lhe outorgue permissão e/ou concessões, podendo paralelamente explorar a propaganda comercial e a música funcional.”

Para a consecução de seu objeto social, a sociedade poderá ter os gastos de custeio exclusivamente vinculados aos seus fins.

Pressupõe-se pois que as despesas legítimas que podem ser utilizadas contabilmente para dedução na receita e via de consequência abatimento no lucro são aquelas afetas aos serviços de radiodifusão sonora e, paralelamente, exploração de propaganda comercial e a música funcional.

Assim, ter-se-ão como despesas ordinárias e possíveis de constar no passivo da terceira representada as referentes a aluguel de imóvel, compra e manutenção de equipamentos, salários e encargos trabalhistas, manutenção geral das suas dependências, bem como locação, manutenção e despesas referentes a veículos colocados à disposição das finalidades da empresa, dentre outros gastos, desde que não configurado o desvio das finalidades empresariais.

O recente episódio envolvendo o primeiro representado, Sr. Aécio Neves da Cunha,  parado em operação policial na cidade do Rio de Janeiro, que ganhou repercussão nacional, face às infrações de trânsito cometidas por um Senador da República e ex-governador de Estado, não passariam de noticiário e de impressões de natureza política, não fosse o primeiro representado o condutor de um veículo de propriedade de uma empresa concessionária de serviço de radiodifusão, in casu, a terceira representada.

Constatou-se, à ocasião, que o primeiro representado conduzia o veículo Land Rover “TDV8 Vogue”,  ano 2010, placa HMA 1003, de valor aproximado de mercado de R$ 255.000,00, adquirido após as últimas eleições pela “Rádio Arco-Iris”, de propriedade do segundo e  da terceira representada.

Segundo informações fornecidas pela Assessoria de Imprensa do primeiro

representado, o veículo ficava à disposição da família do primeiro e da segunda representada, que são irmãos, e era utilizado por eles durante seus deslocamentos de caráter particular e privado,  no Estado do Rio de Janeiro.

Constatou-se também ser a empresa Rádio Arco-Iris, terceira representada, proprietária de 12 veículos registrados no DETRAN-MG, sendo eles:

Placa Marca/Modelo ano FIPE
HEZ 1502 Toyota Fieldes 2006  R$   34.513,00
HMA 1003 Land Rover TDV8 Vogue 2010  R$ 254.625,00
HMO 9226 Fiat Strada Advent Flex 2009  R$   38.723,00
HMO 8922 Microonibus Fiat Ducato 2009  R$   67.785,00
HJO 1804 Moto Honda CG 150 Titan 2009  R$    5.397,00
HHH 0211 Toyota Hilux SW4 SRV 4×4 2006  R$   93.600,00
HBM 7500 Land Rover Discovery TD5 2004  R$   65.210,00
HCL 4278 MMC L200 Sport 4×4 GLS 2004  R$   47.215,00
GYV 7361 Microonibus M Bens 312D Sprinter  2000  R$   40.055,00
LCQ 3053 Audi A6 1998                          R$   35.311,00
HCV 0083 Uno Mille Fire 2005               R$   15.175,00
GZF 3318 Gol 1.0  2001                          R$   16.825,00
TOTAL                                       R$ 714.434,00

Observe-se que dos 12 veículos registrados em nome da Rádio Arco-Iris, seis deles, pelo menos, não guardam qualquer nexo com os veículos de utilização normal da empresa e para os fins do objeto empresarial. Indubitavelmente são automóveis de passeio, não utilitários, e de categoria de luxo.

Além disso, tratando-se de emissora com sede e transmissão na região metropolitana de Belo Horizonte, a freqüente autuação de seus veículos, no Estado do Rio de Janeiro, também atesta que os veículos não são utilizados em serviços da empresa.

As multas aplicadas aos veículos de nº. 1 e de nº. 2 da lista acima, conforme site do DETRAN/MG esclarecem que estes foram flagrados em excesso de velocidade em Búzios (RJ), Rio Bonito (RJ) em rodovias no Estado do Rio de Janeiro e também na cidade do Rio de Janeiro.

Não é crível que tais automóveis estivessem a serviço da Rádio Arco-Iris naquele Estado, tanto mais considerando que a mesma é uma Rádio que não possui departamento de jornalismo, atendo-se tão somente ao entretenimento do público jovem e adolescente através de programação musical e, vale lembrar, transmite sua programação na região metropolitana de Belo Horizonte.

Ad argumentandum , apesar de a Rádio Arco-Iris ser a retransmissora da Rádio Jovem Pan, e conforme declarado pela Assessoria de Imprensa do primeiro representado, possuir alto faturamento anual(sic), mesmo sem entrar no mérito da destinação pelo primeiro e segundo representados de verbas públicas de publicidade ao terceiro representado, não se justifica a imobilização de patrimônio através de aquisição de veículos de luxo, imprestáveis à finalidade empresarial.

Obtempere-se que, a propriedade de tais veículos, ´por parte da terceira representada , poderão se prestar a:

a) contabilização de seu custeio como despesas da empresa. Assim, o pagamento dos altíssimos valores de seguro, IPVA, multas e taxas, são lançados como despesa e portanto dedutíveis para a apuração do lucro, o mesmo ocorrendo com as despesas de combustível, revisão e peças;

b) contabilização da depreciação patrimonial dos veículos, também dedutível para apuração do lucro;

c) contabilização dos possíveis contratos de arrendamento mercantil, se houverem, como despesa corrente, também passível de dedução no lucro.

Tais operações contábeis, se ocorreram, configuram burla ao fisco e evidenciam o lançamento de despesas estranhas à atividade empresarial na contabilidade da empresa, reduzindo a base de cálculo para a apuração do quantum devido à Receita Federal, em todos os tributos e contribuições fiscais e parafiscais em que o lucro for a base de cálculo. Constitui, portanto, sonegação fiscal, devendo ser apurada para a responsabilização dos envolvidos.

As cotas da Rádio Arco-Iris foram adquiridas pelo primeiro representado em 28/12/2010, com o valor declarado à Junta Comercial do Estado de Minas Gerais de R$88.000,00 (oitenta e oito mil reais) de um total de cotas da sociedade de 200.000 cotas, no valor total de R$200.000,00 (duzentos mil reais).

Sobre este item, deve-se considerar o seguinte:

a) O valor declarado à JUCEMG não representa necessariamente o valor real da empresa;

b) Somente os veículos registrados no DETRAN-MG em nome da empresa têm valor de mercado de aproximadamente R$715.000,00 (setecentos e quinze mil reais). – conforme Tabela FIPE

c) O valor comercial da concessão da Rádio Arco-Iris Ltda, retransmissora da Rádio Jovem Pan e ocupante do 6º lugar no ranking de audiência é de aproximadamente R$ 15.000.000,00 (quinze milhões de reais), segundo informações de mercado;

d) o primeiro representado não possuía patrimônio declarado para a aquisição de tal empresa, conforme já demonstrado.

Como dito, a empresa Rádio Arco-Iris é apenas um dos mecanismos utilizados pelo primeiro representado para ocultação de seu patrimônio e a prática de sonegação fiscal.  Só foi detectada em função de mais um excesso público cometido pelo primeiro representado, o qual é useiro e vezeiro. Apenas a investigação criteriosa da Receita Federal do Brasil poderá detectar outros métodos de sonegação utilizados pelo primeiro representado, bem como a extensão dos danos ao erário”.

Com relação às empresas IM Participações e Administração Ltda e NC Participações Ltda, das quais Aécio e Andréa são co-proprietários, solicitaram a verificação da utilização de suas rendas e patrimônio. Embora apenas a compra por Aécio Neves da participação na Radio Arco-Iris (Jovem Pan), por R$ 88.000,00 (oitenta e oito mil reais) enquanto o valor comercial da empresa seja de R$ 15.000.000,00 demonstre a ocultação de bens, outros fatos foram denunciados à PGR;

“O primeiro representado( Aécio Neves), faz uso frequente de aviões particulares para seu deslocamento no Brasil e no exterior.

Constata-se por declarações dadas pelo representado à imprensa, o uso frequente de um jato particular, cujo valor de avaliação é de 24 milhões de reais, de propriedade da Banjet Taxi Aéreo Ltda., é feito graciosamente, por cortesia da empresa.

Ocorre que tal empresa, pertencente ao grupo econômico do extinto Banco Bandeirantes, liquidado em ruidosa nuvem de má gestão, tem como sócio administrador o Sr. Oswaldo Borges da Costa Filho, presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, nomeado para aquele cargo pelo primeiro representado.

No que toca ao Sr. Oswaldo Borges da Costa Filho, figura das mais influentes na área de mineração em Minas Gerais, tendo em vista sua posição privilegiada como presidente de uma grande estatal, o mesmo participa da diretoria ou é sócio proprietário de outras pessoas jurídicas. Tal influência passou a ser exercida a partir da posse do primeiro representado no governo de Minas. Antes disso, o Sr. Oswaldo Borges da Costa Filho nada mais era do que um nome nas colunas sociais.

São elas: Minasmáquinas S/A, BAMAQ S/A Bandeirantes Máquinas e Equipamentos, Companhia Mineradora do Pirocloro de Araxá COMIPA, Comercial de Veículos Delta Ltda., CGO Administradora e Corretora de Seguros Ltda. e OEC Memória do Automóvel Ltda.

Foi também proprietário de outras empresas, juntamente com o ex banqueiro Clemente de Faria, como a  Star Diamantes Ltda., de sua propriedade quando já era presidente de empresa estatal.. A primeira e a segunda empresas citadas mantém relações comerciais com o Estado de Minas Gerais, da qual o primeiro representado foi Governador nos últimos dois mandatos e o Sr. Oswaldo foi e continua sendo presidente de estatal e membro de conselhos de administração de outras empresas.

Ainda sobre a Banjet Taxi Aéreo Ltda., CNPJ 23.348.345/0001-36, frise-se, pertencente ao mesmo grupo econômico do extinto Banco Bandeirantes, e que cede graciosamente suas aeronaves ao primeiro representado, aponte-se que suas aeronaves foram utilizadas na campanha de 2010 ao Governo de Minas e ao Senado da República pelos candidatos Antônio Anastasia, Aécio Neves e Itamar Franco. Estas informações estão no sítio eletrônico do TSE e o custo de tais locações superou o valor de R$ 900.000,00 (novecentos mil reais). A Banjet ainda locou suas aeronaves ao PSDB nacional, pelo que consta da prestação de contas daquele partido, também registrada no TSE.

Estas informações apenas ilustram o perfil das empresas dirigidas pelo Sr. Oswaldo Borges da Costa Filho, figura das mais influentes no cenário empresarial mineiro.

Mas o que levanta suspeitas é o fato de que pertenceram ao grupo econômico do extinto Banco Bandeirantes, que tinha um de seus endereços na Avenida Rio de Janeiro, 600,  Belo Horizonte, coincidentemente o mesmo endereço da empresa IM Participações  e Administração Ltda., à época em que a genitora do primeiro representado, Inês Maria Neves Faria, era uma das gestoras do malfadado Banco, juntamente com o seu marido já falecido, o ex banqueiro Gilberto Faria.

Observe-se que a empresa IM Participações e Administração Ltda. é de propriedade do primeiro representado, da segunda representada e de sua mãe, viúva do ex banqueiro, conforme documento anexo.

Como é de praxe, são essas empresas de participação quem administram inteiras fortunas, para acobertar patrimônio de particulares, que não tem como justificar contabilmente a aquisição de ativos.

Haveria aí uma triangulação de patrimônio, de forma que não só a Banjet Taxi Aéreo Ltda., como outras empresas ligadas ao grupo econômico do extinto Banco Bandeirantes ou não fossem de co-propriedade do primeiro e da segunda representada? Certamente. Tal triangulação seria possível uma vez que a genitora de ambos representados era gestora de empresas ligadas ao banco e sócia daqueles.”

Espera-se para o primeiro trimestre deste ano a divulgação, pela Procuradoria da República e Receita Federal, do resultado das investigações, além das medidas que serão tomadas em função das denúncias apresentadas.

Novojornal consultou Aécio e Andréa Neves através de suas acessorias. Eles preferiram nada comentar a respeito dos fatos noticiados.

Fonte: Novo Jornal




56 opiniões publicadas

O que você tem a dizer?

Por roberto argento filho argento, em 08/01/2013 às 20:31

"Complicado? Ou simples?" Tão simples e óbvio que ninguém Quer acreditar - dados "oficiais" são para o Público.

Por lauro esteves, em 06/01/2013 às 15:51

Lê-se hoje em diversos semanários que o Aécio, após um chec-up, vai passar uma temporada no exterior, acompanhado por pelo menos outras quatro pessoas. Com um salário de senador, e com o seu patrimônio declarado muito menor que o meu, quem banca estas viagens em jatinhos particulares, festas, noitadas no Rio, Bahia e Paris? Talvez ainda seja sobras dos R$ 5.500.000,00 denunciados na lista de furnas, mas o que pais causa espécie é a notícia do engajamento do FHC nesta canoa furada.

Por José Antônio da Conceição, em 06/01/2013 às 16:08

@capeto Pense assim Lauro Esteves: Coitado do FHC! Ficou sem opção! Que mundo político cruel!

Por José Antônio da Conceição, em 05/01/2013 às 22:13

A pergunta foi do Loriaga Leão, mas me interessei! Por erikssom patos, em 05/01/2013 às 21:40 Leão independente de quem quer que venha ser o chefe do BC e do povo brasileiro, o que ele jamais poderia fazer é desvalorizar a moeda, para isso o banco deveria ser totalmente independente, e baixar uma medida imediata proibindo a pratica das reservas fracionaria, permitir somente reservas bancaria de 100%. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- PONTO - 01 E quando ocorrer "desvalorização artificial" da maioria dos parceiros comerciais? Com moeda valorizada será impossível exportar! Então, ocorrerá o seguinte fenômeno: As compras (aqui dentro) estarão gerando empregos (lá fora) ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Uma outra medida seria necessária que é fazer outra constituição. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- PONTO - 02 Concordo! Mas é necessário que fique claro: A Assembleia constituinte fica obrigada a a - Estabelecer prazo para revisão geral dos artigos da Carta Magna. b - Proibir a revisão geral (e qualquer outra modificação no texto) se, ainda existirem artigos não regulamentados. c - Limitar o número de PECs. Após esgotada a quantidade de PECs permitidas, modificações no texto, só por meio da convocação de Nova Assembleia Constituinte, ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- O governo deveria reduzir a quantidade de ministérios a no máximo uns 4 ou 5. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 1 - Educação, Ensino e Educação Ensino por meio da mídia. (senão perde a concessão pública) 2 - Defesa, Segurança do cidadão, investigação inteligente e infra-estrutura geral 3 - Saúde, saneamento e desenvolvimento sustentável. 4 - Política, ética e funcionamento perene e responsável das instituições e repartições públicas, ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Baixar a carga tributaria em pelo menos 50% da atual, e depois ir gradualmente com o tempo baixando até chegar a um índice de no máximo uns 10%. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Será que 10% dá conta de financiar os 4 ministérios, o congresso, o executivo e o judiciário? Preciso mais dados para que eu possa concordar com você. Educação com mais de 5% do PIB continua patinando... ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- O governo que fizer isso vai ficar para historia e é provável que ganhará um premio nobel de economia.

Por erikssom patos, em 05/01/2013 às 23:45

@joseantonio400, eu sei que o ponto 1 é polemico, mas é fato histórico em economia, como também existe uma falacia de que a regulação do preço da moeda por meio do câmbio (taxas artificiais e a guerra cambial) é para proteger o emprego dentro do território, não há nada mais falso do que isso. Primeiramente que as politicas de moeda descolorizada para dar competitividade aos produtos de exportação, dando assim mais valor a essa do que a importação, é insustentável do ponto de vista politico e econômico para o mundo globalizado. Todos os governos querem a mesma coisa, vender mais do que compra mesmo que para isso mexam no valor de sua moeda. Isso significa que dão mais valor ao papel moeda do que nos bens de consumo e de capital, os governos que fazem essa pratica não se dão conta de que estão trocando as suas riquezas reais a troco de papel pintado e nada mais. Tem mais uma coisa que não é falado: a moeda que serve de reserva e para executar o comercio entre as nações geralmente não pode ser utilizado para a produção, os saldos tem que ficar em estoque ou então ser convertida em títulos do tesouro americano! Sabia disso?! Todo esse esforço de exportação serve apenas para amontoar essa dinheirama toda em uma conta e ser convertido em títulos do tesouro americano, não serve para mais nada. É suor e muito trabalho que escoa praticamente de graça para o exterior. Tem gente que acha que esse mecanismo é inteligente, não sei por que! Eu não vejo inteligencia em um governo desvalorizar a sua moeda a 2 x 1, 3 x 1, 4 x 1, e assim por diante. Quando ele faz isso o estrangeiro pode comprar um produto nosso, a carne por exemplo, pela metade do preço que compramos aqui, ou até menos do que isso. Em contra partida se quisermos compara alguma coisa de fora que precisamos mas não temos aqui, então a conta fica salgada, e pagamos o dobro ou até mais do que quem está la fora. Depois querem me convencer de que isso é para o bem do país? Eu sou trouxa mas nem tanto assim!

Por erikssom patos, em 06/01/2013 às 00:42

@joseantonio400, pois é um país não fica rico e nem consegue uma politica de exportação prolongada tão somente porque pratica uma desvalorização artificial por um longo tempo. São muitos os aspectos que teríamos que considerar nesta questão cambial, que até mesmo foge ao tema aqui. Não existe mágica em economia como muitos querem acreditar. Um país não fica rico porque o governo faz malabarismo com a sua moeda. Ao contrário, quanto menos ele fizer isso será melhor. Um país fica rico porque dentro do território existe uma ordem estabelecida - Existe instituições que cria os incentivos corretos para a produção de riquezas, como por exemplo, leis que garantem direitos de propriedades adequados, leis que garantem que quem produziu receberá o benefício e igualmente arcará com os custos. E um detalhe que quase ninguém considera: o segundo que é arcar com os custos, é tão importante quanto receber os benefícios, pois só assim os agentes econômicos envolvidos levarão custos e benefícios em conta nas suas escolhas, produzindo um resultado economicamente eficiente. Para resumir, quando o governo desvaloriza a moeda local ele está tirando o poder de compra da população local e transferindo para a população fora do país, tudo para subsidiar algum setor exportador apenas e um determinado seguimento de trabalhadores, alem de estar viciando as empresas locais a não serem produtivas e eficientes na concorrência pra valer sem essa ajudinha. Depois de tudo isso, é praticamente certo que o país terá que ficar com uma moeda dessa de troca internacional (dólar) guardada ou aplicada em títulos americanos que pagam um ninharia de juros, enquanto o BCB fica no prejuízo, ou melhor o tesouro cobre a diferença via divida publica interna!.

Por José Antônio da Conceição, em 06/01/2013 às 00:08

@patos Pelo que entendi (e há muito suspeitava disso) quando os Estados Unidos declararem falência, o calote será em todo o resto do mundo! As reservas feitas em cestas de moedas internacionais já defendidas e executadas por muitas nações, é para que o calote seja menor e menos agressivo! Pena que o Brasil ainda não acordou para esta hipótese (muito provável de acontecer em médio prazo). Os contratos em dólar também precisam ser revistos e adicionada uma cláusula para pagamento em outras moedas internacionais!

Por José Antônio da Conceição, em 05/01/2013 às 20:21

DELIO Disse: ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- @joseantonio400, quanto ao "MENSALÃO DO LULA E DO PT" não existem dúvidas, o STF já julgou, isso é fato, existiu sim, está na história do Brasil. Quanto ao "MENSALÃO TUCANO", já se passaram 10 anos e até agora nada de concreto, são denúncias meramentes forjadas e mais, não podemos esquecer que são 10 anos que o PT está mandando no País e tentando, de todas as formas, acabar com o FHC e, consequentemente, com o PSDB. Fica difícil acreditar que, com tanto "PODER NAS MÃOs" e com tamanha "VONTADE" de acabar com o FHC, se tivesse alguma coisa evidente nessas denúncias, o Lula e sua máfia não teriam perdido a chance de liquidar de vêz com o FHC e o PSDB. É por isso que eu não acredito nessas denúncias. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Tudo OK Delio! Você só esqqueceu UM DETALHE: O PSDB não faz oposição ao PT! FHC foi o maior cabo eleitoral de Lula! Pense sobre isso... e tire suas conclusões!

Por José Antônio da Conceição, em 05/01/2013 às 20:11

Por erikssom patos, em 05/01/2013 às 18:56 @joseantonio400, você já viu o desenho da sombra?! Silenciar sobre um partido, é o mesmo que aquele velho ditado, quem cala consente. Você sabe do que eu disse muito bem. Você sabe de que não estou falando apenas das caneladas, mas do silencio da outra parte. Eu não precisava nem de falar nada, você mesmo já se manifestou dizendo de que esse partido foi o único(?!) que se preocupou com os miseráveis - Hum! ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Ericsson Patos! Não sou burro! Sei perfeitamente que foi o PSDB (juntamente cem o pessoal da USP e da Fundação Getúlio Vargas) que idealizaram e implantaram o Plano Real, que estabilizou a economia Brasileira! Não foi FHC sozinho nem o PSDB sozinho! OK? Colocado isso, desejo que você (se possível) saia da "arquitetura econômica ideal" existente nas teorias dos livros de diversos autores e comece a discutir os EFEITOS das aplicações destas teorias (e suas variações) na vida de cada um dos pagadores de impostos! É possível você aos menos considerar o meu convite?

Por erikssom patos, em 05/01/2013 às 21:50

Zé comecei a dar uma dica para o Leão da forma que o governo deveria fazer. Se o governo colocasse um programa desse em pratica, acabaria a mamata de muita gente que vive nas tetas do estado! Acabaria o poder de roubar do cidadão para passar para outro e ainda pousar de humanista em nome do estado. Vamos discutir sim o tamanho do estado, o seu poder, e onde é que ele deve atuar. Começaria adotando a lei natural, cuja ideia diz que a punição deve ser proporcional ao crime. Acho que os políticos iriam querer fazer uma lei de anistia antecipadamente!

Por José Antônio da Conceição, em 05/01/2013 às 18:48

Logo você heim Eriksson Patos? Dialoga comigo, pergunta a mim e eu respondo com sinceridade... Logo você! Você não me avisou que se colocaria numa trincheira diferente daquela que defendo, se minha atuação atacasse o Partido Político dos seus SONHOS, ou o candidato dos seus SONHOS¹ Se, tivesse me avisado, eu procuraria inserir seu nome e suas preocupações com as atitudes das autoridades monetárias que em resumo "FERRAM" (METEM O FERRO) em todos nós! Devo entender que então, a "autoridade monetária" durante o período em que o Partido Político dos seus SONHOS estava no poder, nada (NADA) daquilo que você abomina foi praticado? É isso?

Por erikssom patos, em 05/01/2013 às 19:02

Zé, você sabe que o meu posicionamento com relação ao PSDB é de que ele também é de esquerda, mais ao centro do que o PT, mas é de esquerda, portanto o pensamento econômico do partido não está em harmonia com o meu pensamento econômico. Já varias vezes eu já demonstrei de que sou contrario ao pensamento keynesiano, de que não concordo na maior parte com a escola de Chicago em que o PSDB inspirou parte do seu programa de governo, apesar de ter dado algumas pitadas de keynesianismo. A minha posição é econômica.

Por erikssom patos, em 05/01/2013 às 21:40

Leão independente de quem quer que venha ser o chefe do BC e do povo brasileiro, o que ele jamais poderia fazer é desvalorizar a moeda, para isso o banco deveria ser totalmente independente, e baixar uma medida imediata proibindo a pratica das reservas fracionaria, permitir somente reservas bancaria de 100%. Uma outra medida seria necessária que é fazer outra constituição. O governo deveria reduzir a quantidade de ministérios a no máximo uns 4 ou 5. Baixar a carga tributaria em pelo menos 50% da atual, e depois ir gradualmente com o tempo baixando até chegar a um índice de no máximo uns 10%. O governo que fizer isso vai ficar para historia e é provável que ganhará um premio nobel de economia.

Por Luiz Felipe, em 05/01/2013 às 19:33

@patos E qual é a sua posição econômica ? Diga-nos, por favor, o que vc faria como presidente do Banco Central, ou economista-chefe no modello que aí está, ou engajado ao Projeto Novo e Alternativo de Nação, tal qual o PNBC, por exemplo, com o Banco Central independente ?

Por José Antônio da Conceição, em 05/01/2013 às 18:50

@joseantonio400 ¹ Aécio Neves para a Presidência da República! Minha vez de dizer: DESCE DO MURO, ERIKSSOM PATOS!

Por erikssom patos, em 05/01/2013 às 19:05

@joseantonio400, esse candidato por certo irá seguir parte da programação monetarista (escola de Chicago), que é bem melhor do que a posição keynesiana na qual o governo Dilma está se incorrendo agora, e provavelmente vai nos submeter a uma crise econômica mais na frente.

Por erikssom patos, em 05/01/2013 às 18:08

Zé, eu estou quase acreditando na sua isenção partidária, continua assim que eu vou acabar aceitando a sua tese de defensor dos humildes, até porque eu acredito mesmo em mula sem cabeça, lobisomem, em dragão na garagem, etc! O mais engraçado que a sua isenção partidária nunca incide em cima de alguém do partido dos trabalhadores ou de partidos aliados, interessante né?! Do dia 1º de janeiro para cá você já deu duas caneladas no Aécio Neves, sendo que a primeira deveria ser apenas no partido do prefeito, que em nível federal faz parte do governo federal, mas você preferiu focar o tucano em primeira mão. Continue isenta assim, que eu eu vou continuar a acreditar nas crendices do folclore brasileiro viu!

Por Luiz Felipe, em 05/01/2013 às 19:21

@patos A nosso ver, com a sua licença, sobre o debate partidário, gostaria de dizer que a medida que o JAC tornou-se uma das lideranças nacionais da Meritocracia Eleitoral, e tem se colocado com tal, que põe todas as siglas partidárias na berlinda, me parece que tornou-se tb uma liderança de um movimento social transpartidário, descontente com a atução de todas as siglas partidárias, inclusive com o PT à bordo. E o interessante é que os petistas estão entendo muito bem a necessidade da existência e atuação desse movimento, fato esse que nos leva a crer que o grau de consciência política dos petistas participativos dos debates é mais evoluído do que a grande maioria dos tucanos. Aliás, quando um tucano de alta patente, Álvaro Dias, disse alguma coisa realmente importante nesse sentido, veja o lugar onde ele foi guindado pelo Movimento Transpartidário, pelas próprias mãos do próprio JAC, senão o pódio do Templo do Movimento Transpartidário, que é o Site do PNBC-BRASIL, sem questionar a sua origem e sem medo de ser rotulado de tucano, face à guerra entre "tucanalhas " e "petralhas", como ambos se rotulam no bojo do debate nacional.

Por José Antônio da Conceição, em 05/01/2013 às 18:30

@patos Devagarinho você vai entender! Por que não "pisadas e cacetadas" no PT? Porque o PT foi o único partido que se preocupou com os miseráveis desta nação! Não ACREDITE em mim! Faça uma visita às favelas ou às casas sobre palafitas e faça perguntas, procurando saber se o José Antônio tem razão ou não! Após isso, volte aqui e fale sobre os depoimentos das pessoas humildes que você entrevistou! Te juro que não vou interferir! Tapar o sol com peneira é feito desde a Roma Antiga! Quero mesmo é ver o exame de pele daqueles que ficaram embaixo da peneira, acreditando que estavam protegidos dos raios solares! Ou seja: Acreditarei nos resultados dos exames! OK? Nas falácias e nas inverdades, NÂO, NÃO VOU ACREDITAR!

Por erikssom patos, em 05/01/2013 às 18:56

@joseantonio400, você já viu o desenho da sombra?! Silenciar sobre um partido, é o mesmo que aquele velho ditado, quem cala consente. Você sabe do que eu disse muito bem. Você sabe de que não estou falando apenas das caneladas, mas do silencio da outra parte. Eu não precisava nem de falar nada, você mesmo já se manifestou dizendo de que esse partido foi o único(?!) que se preocupou com os miseráveis - Hum!

Por José Antônio da Conceição, em 05/01/2013 às 18:37

@joseantonio400 Isso significa defender o PT? E se for uma crítica aos outros partidos que nunca se preocuparam com os miseráveis? Como VOCÊ vai entender? Como VOCÊ vai selecionar? Eu. penso que você vai selecionar segundo a ideologia em que você acredita!

Por lauro esteves, em 05/01/2013 às 17:07

Pegou fogo no ninho.

Por Delio Nilton Tonin, em 05/01/2013 às 15:23

http://www.psdb.org.br/documento-que-motivou-convite-a-fhc-e-comprovadamente-falso/

Por José Antônio da Conceição, em 05/01/2013 às 15:34

@delio Em três passos simples: 1 - Procure nas "verdades" veiculadas a parte falsa... descarte a parte falsa! 2 - Procure nas "falsidades" a parte verdadeira... guarde a parte verdadeira! 3 - Tenha a parte não descartada em suas mãos e contemple a VERDADE! Guarde a verdade dentro da sua mente!

Por José Antônio da Conceição, em 05/01/2013 às 18:33

@joseantonio400 Agradeço (sinceramente) seu zêlo em não criticar meus posts com "extremo exagêro" como outros fazem! Acredite no meu agradecimento! É SINCERO!

Por Delio Nilton Tonin, em 05/01/2013 às 16:42

@joseantonio400 , meu caro Zé, eu não tenho o costume de discordar dos teus posts, tem muitos participantes aqui do OP que te criticam, alguns, com extremo exagêro, mas eu não. Sempre respeito as opiniões de todos que postam aqui, até discordo de algumas colocações, mas respeito. Sinceramente, se algum dia, você conseguir me provar que nessas denuncias, existem algo de verídico, irei concordar plenamente com você.

Por Delio Nilton Tonin, em 05/01/2013 às 15:14

Meu caro Zé, como bom PTista que você é, "invente, tente, faça alguma coisa diferente", mas, por favor, compactuar com falsificações de documentos, faça me o favor, isso é crime...

Por José Antônio da Conceição, em 05/01/2013 às 15:29

@delio No futuro... quando estes documentos falsos estiverem em evidência durante o julgamento lá no STF... você entenderá o objetivo deste post. A boca pequena (só pra você) eu posso dizer o objetivo do post: ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- "Analise a Sociedade Brasileira sem paixões partidárias! Veja a situação dos mais cotados a serem candidatos a ocupar a cadeira número um da nação! Dê o seu veredito" Como está (politicamente e eticamente) a sociedade na qual você está inserido? ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Não conta prá ninguém viu?

Por Delio Nilton Tonin, em 05/01/2013 às 16:51

@joseantonio400, quanto ao "MENSALÃO DO LULA E DO PT" não existem dúvidas, o STF já julgou, isso é fato, existiu sim, está na história do Brasil. Quanto ao "MENSALÃO TUCANO", já se passaram 10 anos e até agora nada de concreto, são denúncias meramentes forjadas e mais, não podemos esquecer que são 10 anos que o PT está mandando no País e tentando, de todas as formas, acabar com o FHC e, consequentemente, com o PSDB. Fica difícil acreditar que, com tanto "PODER NAS MÃOs" e com tamanha "VONTADE" de acabar com o FHC, se tivesse alguma coisa evidente nessas denúncias, o Lula e sua máfia não teriam perdido a chance de liquidar de vêz com o FHC e o PSDB. É por isso que eu não acredito nessas denúncias.

Por José Antônio da Conceição, em 05/01/2013 às 14:11

Ricardo Froes disse: Por Ricardo Froes, em 05/01/2013 às 13:32 @joseantonio400 Pombas, Zé!, eu falo em fontes limpas e você me vem com o Azenha, sustentado pelo governo? ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Então eu pergunto: Você me garante que as fontes "não sustentadas" pelo governo são ISENTAS e LIMPAS? A Revista Veja não tem ligações com o Governo? O caso da Revista Nova Escola já foi discutido aqui no OP... Veja e Nova Escola pertencem ào mesmo conglomerado Editorial? Ou estou enganado? Não existem interesses econômicos GIGANTES e muitos contratos entre os governos (de qualquer Partido Político) e a Editora Abril? ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Esta, é minha missão (por opção) aqui no OP! Mostrar o "lado oculto" das coisas!

Por José Antônio da Conceição, em 05/01/2013 às 14:20

@joseantonio400 Lá no seu post (de hoje), você mesmo não está questionando o Bradesco e o 13 da propaganda do Bradesco? O Papa Tango, la no seu post, não colocou a "Toda Poderosa" Rede Globo na roda também? --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Esta é a questão! Está tudo "interligado" como numa grande teia de aranha! Adianta ficarmos "fingindo" que não estamos dentro da teia, implacavelmente presos a ela? A que interesses estamos servindo? A quem estamos ajudando, se tudo é único (PODER)? O que queremos? Ou será que a pergunta é... O que eles querem de nós? Se somos laranjas, seremos descartados quando o caldo terminar? Bagaço de laranja não serve prá nada?

Por Ricardo Froes, em 05/01/2013 às 13:30

Deputado Rogério Correia do PT agride servidor da ALMG: http://youtu.be/G4Q45OdqrZE

Por José Antônio da Conceição, em 05/01/2013 às 13:27

Por Ricardo Froes, em 05/01/2013 às 13:09 @bobjaniak Falando no Rogério, você conhece Luís Fernando Carceroni? ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- <img src="https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTcFbY-JkPxF9hLYn10F-nq0W-rn4X7rghZuH348Fy6sl5l3ADP" style="height:194px; width:259px "> ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Pessoalmente não! Mas do noticiário MATA-MATA_SAI-DA-FRENTE_NÃO-ME-INCOMODA, conheço sim!

Por Ricardo Froes, em 05/01/2013 às 13:34

@joseantonio400 “…E achou, na pessoa do ex-coordenador do PROCOM de Belo Horizonte, um certo LUIZ FERNANDO CARCERONI (carceron@superig.com.br), que colocou a papelama na internet através de um site de desenvolvedores de sites, o PontoFlash. Estranhamente, este é o único material ‘político’ do site. Carceroni, por ter tido atuação pública em governos petistas,inventou então um espalhafatoso apelido, Stanley Burburinho Clarivaldo.” “O lobista Nilton Monteiro e o assessor da Secretaria Regional Oeste da Prefeitura de Belo Horizonte, Luiz Fernando Carceroni, foram indiciados pela Polícia Civil de Minas por divulgarem a chamada “lista de Furnas”. O documento de autenticidade não-comprovada enumera doações por caixa 2 com origem na estatal a 156 políticos de 12 partidos, relativas à campanha eleitoral de 2002. Laudo do INC afirma haver montagem, alterações ou implantes na última página da lista. A perícia feita por Mauro Ricart e o Instituto Del Picchia atesta que as assinatura e rubrica de Dimas Toledo são falsas, o mesmo acontecendo com a logomarca de Furnas impressa na lista.”” O presidente da CPI dos Correios, senador Delcídio Amaral (PT-MS), encerrou na noite de anteontem o depoimento do ex-diretor de Engenharia de Furnas Dimas Toledo, que durou cerca de seis horas, desqualificando as denúncias de um suposto esquema de arrecadação de recursos na estatal para campanhas eleitorais”. “Com o aval de Luís Dulci, encarregaram Luís Fernando Carceroni, ex-colega de prisão de Dulci em 1979 e até então ocupante de importante posto na Prefeitura de Belo Horizonte, sob o comando do prefeito Pimentel, outro ex-terrorista, de montar a hoje famosa lista. Gastaram uns dinheiros para ‘esquentar’ um ‘dicumento’ aparecido em 2002, com autenticações diversas feitas em 2005, e com o envio às redações de jornais, revistas e emissoras. Ninguém a publicou, a não ser leves menções à sua existência, sempre com a ressalva de que os originais jamais foram vistos por ninguém. Mas a tal Lista de Furnas se distribuia à vontade em sites e blogs, notavelmente naqueles ligados ao PT”, depôs Dimas Toledo, ex-diretor de Furnas que teve sua assinatura falsificada por Carceroni para que as suspeitas da autoria da Lista recaíssem sobre ele (Dimas)

Por José Antônio da Conceição, em 05/01/2013 às 14:03

@bobjaniak Ah... um detalhe apenas: Analise, a presidenta do Conselho Municipal de Educação durante o tempo em que fui Conselheiro Municipal de Educação, esteve presa na cela ao lado da cela de Luís Dulci. Presenciei divergências homéricas entre ela, Fernado Pimentel e seu secretariado! Foi justamente nesta época que aprendi que o PT não é um partido único! É um conglomerado de partidos reunidos sob sigla única! O nome ameno para esta discrepancia de pensamentos entre as pessoas do partido que sempre ouvi, são os "grupos de tendencias". Em tempos idos, existiam: TM-(Tendencia Marxista); Convergência (virou PSTU, salvo engano); DS (Democracia Socialista); Articulação... etc.. etc... Talvez, este tipo de organização partidária tenha sido inteligentemente engendrado para colocar todos os outros partidos de joelhos e gritando ao léu... quem sabe? [não estou defendendo, apenas citando as realidades que constroem os caminhos]

Por José Antônio da Conceição, em 05/01/2013 às 13:49

@bobjaniak Obrigado! Seu comentário corrobora o que eu disse abaixo (13:18) ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ A luta ferrenha (Entre Partidos e Políticos envolvidos) para "desinformar" e complicar a informação até o ponto que ela se torne um emaranhado confuso, de onde não se pode extrair nada de útil, é muito grande e eficiente! Vamos ler tudo... e depois concluir! (Se for possível) ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Por Ricardo Froes, em 05/01/2013 às 13:05

Zé, o Rogerio Correia, ao lado do Agostinho Valente, foi um dos idealizadores da Lista de Furnas. Gravações da PF revelaram as conversas dele com o falsário Nilton sobre os padrões de assinatura dos deputados da oposição. Ele foi também o responsável por envolver o advogado William dos Santos no esquema, na tentativa de confundir os ministros do Supremo Tribunal Federal. A "ficha limpa que ele tem e a sinceridade de propósitos nas atitudes e nos discursos na tribuna" são por sua conta!

Por José Antônio da Conceição, em 05/01/2013 às 13:18

@bobjaniak Visite o link! O Laudo da Polícia Federal declarando como autêntica a Lista de Furnas, está disponível no link que indiquei abaixo e repito aqui: http://www.viomundo.com.br/politica/rogerio-correia-valerio-operou-ao-mesmo-tempo-para-o-aecio-em-minas-e-o-pt-em-brasilia.html ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- A luta ferrenha (Entre Partidos e Políticos envolvidos) para "desinformar" e complicar a informação até o ponto que ela se torne um emaranhado confuso, de onde não se pode extrair nada de útil, é muito grande e eficiente! Vamos ler tudo... e depois concluir! (Se for possível)

Por Ricardo Froes, em 05/01/2013 às 13:32

@joseantonio400 Pombas, Zé!, eu falo em fontes limpas e você me vem com o Azenha, sustentado pelo governo?

Por Ricardo Froes, em 05/01/2013 às 13:09

@bobjaniak Falando no Rogério, você conhece Luís Fernando Carceroni?

Por José Antônio da Conceição, em 05/01/2013 às 12:46

Mais denúncia de Rogèrio Correia: ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Rogério Correia: “Valério operou ao mesmo tempo para o Aécio e o PT” publicado em 21 de dezembro de 2012 às 7:58 http://www.viomundo.com.br/politica/rogerio-correia-valerio-operou-ao-mesmo-tempo-para-o-aecio-em-minas-e-o-pt-em-brasilia.html ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Por José Antônio da Conceição, em 05/01/2013 às 12:53

@bobjaniak Quem visitar o link e ler o artigo e a entrevista completa ficará sabendo mais. Ficará sabendo, por exemplo que "mensalão mineiro" não é coisa única mas sim, duas denúncias, em épocas diferentes, envolvendo praticamente as mesmas pessoas. Verá também a cópia de cheques e de outros documentos que comprovam que Marcos Valário voltará a ser julgado. Por crimes ocorridos antes do mensalão do PT e sem a participação de parlamentares ou caciques do PT.

carregar mais voltar ao topo