Opinião

Por Elza A. Cardoso, em 25/02/2013 às 21:10  

ALGUÉM ACREDITA MESMO NESTA ESTÓRIA DA MÉDICA DE CURITIBA?

Tamanho da fonte: a-a+

Morei 30 anos em Curitiba e a fisionomia bem peculiar desta médica, não me é nada estranha…

“Virgínia, que era chefe da UTI do hospital, está presa desde terça-feira (19), após uma operação policial que também recolheu prontuários médicos. Ela foi indiciada por homicídio qualificado, ou seja, por acelerar a morte de pacientes sem chances de defesa para liberar leitos na UTI do Evangélico. ”

Fiquei chocada com o evento, como todos os demais. Já perdi pessoa de minha família no hospital das Nações, em Curitiba. Minha avó chegou com a perna quebrada e foi contaminada com meningite na UTI, em 1995. Ela faleceu, juntamente com mais outras duas ou três pessoas que também foram contaminadas na mesma UTI, pela irresponsabilidade que grassa desde a auxiliar de enfermagem, até a Diretoria do Hospital. Como podem ver, sou uma pessoa que, se me deixasse levar -apenas- pela justa revolta com fatos desta natureza, sequer cogitaria no que vou dizer agora:
VOCÊ ACREDITA QUE A CULPA É SÓ DELA E DOS MÉDICOS E FUNCIONÁRIOS DA UTI, OU PODE IMAGINAR QUE QUE POSSA HAVER UM “”ACORDO TÁCITO”, entre todos os que sempre se calaram SOBRE ISTO, quando, antes dela, outros médicos de UTI faziam o mesmo, só que com “menos” estardalhaço”?

ALGUÉM, AQUI, JÁ OUVIU ALGUM MÉDICO ou pessoas ligadas à área da Saúde dizer algo parecido com isso: “Quantas vezes, nós (eles), diante das condições das UTIs dos hospitais e da existência de poucos leitos e equipamentos, somos obrigados a escolher e decidir quem vai viver e quem vai morrer”?

Será que só eu ouvi comentários desta espécie?
Será que os hospitais, as UTIs, os equipamentos e o número de profissionais médicos e das demais áreas são suficientes para atender a totalidade de pacientes que necessitam de atendimento ?

Seremos nós TÃO HIPÓCRITAS, a ponto de dizermos que “nunca imaginamos nada assim”?

Ou será que somos TÃO OMISSOS, TÃO EGOÍSTAS, TÃO INFANTIS que jamais pensamos que isto possa acontecer com qualquer um de nós e de nossas famílias? Está acontecendo com as famílias dos outros…

Esta enorme porcaria, esta imensa HIPOCRISIA é tudo o que a política de Saúde, desta Pátria absolutamente desimportante, tem para oferecer à nossa atitude pífia, omissa, desrespeitosa com nossa própria pessoa…

No fundo, a cara feia e antipática, a prepotência de tratamento desta Dra. Virgínia com seus subordinados na UTI do Evangélico, é APENAS MAIS UM ALERTA PARA RETIRAR A COBERTA QUE OCULTA MORTES EVITÁVEIS E DOENÇAS “MAL TRATADAS”, POIS O FINGIMENTO IRRESPONSÁVEL DE QUE “TUDO ESTÁ NO LUGAR CORRETO”, DE QUE OS MEDICAMENTOS SÃO ESTES MESMOS, DE QUE OS MÉDICOS E ENFERMEIROS são todos muito competentes, que TRABALHAM POR AMOR AO PRÓXIMO, DE QUE OS GRANDES “HOSPITAIS”QUE HOJE TOMAM QUADRAS E QUADRAS NAS GRANDES CIDADES NÃO COBRAM ALÉM DO RAZOÁVEL, para construírem verdadeiros monumentos caríssimos…
Pelo jeito cobram tanto, pleiteiam tanto, reclamam tanto, mas se esquecem que para dar um bom atendimento, para cumprir com o tal “JURAMENTO DE HIPÓCRATES” que hoje estaria mais para “HIPÓCRITAS”, há que se ter dignidade, respeito, profissionalismo e principalmente LEALDADE PARA COM AQUELE QUE ALÉM DE PAGAR SOBEJAMENTE POR ESTES “SERVIÇOS”, DEIXA SUA VIDA NAS MÃOS DE UM SISTEMA QUE NÃO É DIGNO NEM DE CONFIANÇA E NEM DE RESPEITO. A “corporação” muito bem reconhecida por todos como “A MÁFIA DE BRANCO”!




16 opiniões publicadas

O que você tem a dizer?

Por Elza A. Cardoso, em 27/02/2013 às 18:19

A propósito do âmago desta questão , que é a "DINHEIRALIZAÇÃO" DA MEDICINA E DA SAÚDE: http://www.observadorpolitico.org.br/2013/02/alguem-acredita-mesmo-nesta-estoria-da-medica-de-curitiba/

Por Elza A. Cardoso, em 27/02/2013 às 18:22

@zazamir Perdão. Desconsiderem i link acima. O link é este: http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/eliane-brum/noticia/2013/02/o-doping-das-criancas.html

Por roberto argento filho argento, em 26/02/2013 às 11:55

Acredito na Elza! - mas, péraí!; não será o Caos na Saúde o "gatilho" destes "Fatos-Consequência"?

Por Elza A. Cardoso, em 26/02/2013 às 13:10

@argento CLARO QUE SIM, Roberto! Mas veja bem: Há hospitais Públicos e Privados! Quando eu contei e revivi o episódio deprimente e doloroso do falecimento de minha avó que -na verdade foi a mãe que eu tive- esqueci de dizer que o Hospital das Nações era, na época, o mais caro hospital de Curitiba e meu avô não permitiria que ela não tivesse o melhor que ele podia oferecer! Na verdade, amigo, ALÉM DA MÃO CABELUDA DO GOVERNO, VIVEMOS TEMPOS DE IRRESPONSABILIDADE, DE TOTAL APARVALHAMENTO DA POPULAÇÃO E DE ABSOLUTO DESRESPEITO para COM A VIDA! Me chocou a morte do menino na Bolívia. Mas, agora, O BRASILEIRO VAI VER QUE NÓS SOMOS UM BALÃO DE ENSAIO DO MAL! Governo após governo, permitiram que tivéssemos leis INÓCUAS! Cultivaram a inércia e falta de instinto de defesa no nosso povo...E protegeram criminosos, contra o povo ordeiro!ISTO CRIA E CULTIVA UMA MENTALIDADE QUE PREMIA O MAL E A IRRESPONSABILIDADE! Agora, vão ter a oportunidade de ver a DIFERENÇA entre um sistema legal de um país que PREZA SUA SOBERANIA, por que não vai aceitar as "manobras" do Brasil para" tirar vantagem" em cima deste episódio que mostra EXEMPLARMENTE O QUE SOMOS: Um bando de irresponsáveis, que tiram uma vida preciosa e que acham que "resolvem tudo" com uma tarja preta no braço E COLOCANDO UM "BOI DE PIRANHA" pra justificar o crime... TÍPICO DE BRASILEIRO. Ah, meu Deus, que vergonha . O tamanho da minha vergonha só é proporcional ao enorme amor que tenho por minha Pátria... E, são TÃO IGNORANTES QUE NÃO SABEM QUE - NA BOLÍVIA A MENORIDADE ACABA COM 16 ANOS! Lá, o pateta é "DIMAIÓ"! O CRIME FOI PRATICADO EM TERRITÓRIO BOLIVIANO E LÁ, POR PRINCÍPIO DE SOBERANIA, coisa que o BRASIL DESPREZA- DEVERÁ SER JULGADO O EPISÓDIO! Lá, por mais que a Bolívia possa parecer inferior ao Brasil, tem um presidente QUE DEFENDE SEU PAÍS E SEU POVO DE VERDADE! Não uma pessoa que "chora" em vez de agir com coerência, INdEPENDÊNCIA e dignidade! NÃO SOMOS SOBERANOS DE COISA nenhuma! e NEM PODEMOS SER, ENQUANTO FORMOS ASSIM. Não concordo com seus métodos e ideologia de Evo Morales, mas sou obrigada a reconhecer a verdade. Ele mandou o Brasil "pastar" quando nos tirou a PETROBÁS ...E aqui ninguém nem chiou... LULALÁ, em vez de "João sem dedo", DEU UMA DE JOÃO SEM BRAÇO...Nossa vergonha é imensa... Nossa Saúde é tratada de igual form: COM O MESMO DESPREZO, COM A MESMA IGNORÂNCIA, COM O MESMO INTERESSE FINANCEIRO.

Por roberto argento filho argento, em 26/02/2013 às 11:58

@argento: (BRAZIL: em matéria de Bundas e de Bundões, ninguém supera as brazileiras)

Por erikssom patos, em 26/02/2013 às 09:39

o que eu penso sobre tudo isso, mas em especifico sobre esse caso, é que qualquer um de nós, eu ou você, e qualquer um outro, desconfia de muita coisa ruim que pode acontecer dentro de quatro paredes de um hospital ou clinica, laboratório, etc, e vez por outra vem atona casos escabrosos como aquele do enfermeiro do Rio, esse agora, da mafia dos cartões de ponto, dos casos do fura fila para cirurgias seletivas, as faltas de vagas de UTIs, etc, mas ficamos nisso, nenhum de nós tem forças o suficiente para adentrar o sistema a dentro e desnudá-lo a fundo. É claro que tudo isso e muitas outras coisas são fortes evidencias de que o sistema de saúde no Brasil está para lá de podre, é claro que o governo brasileiro, em todas as suas esferas governamentais, tem sua parcela de culpa, a principal culpa é do governo. Um caso desse, se houvesse seriedade em nossa legislação, essa medica pegaria uma pena perpetua no minimo, e os demais envolvidos segundo a responsabilidade de cada um beirasse também uma perpetua, já o corpo diretor deste hospital é o principal responsável por isso, se não sabia devia saber, é como no caso dos cartões de ponto de médicos que não comparecem para trabalhar mas o cartão fica preenchido como se tivesse trabalhado, a direção de uma unidade de saúde que deixa isso acontecer é porque participa também do esquema de roubou e fraude, portanto merece a mesma punição. Já podemos fazer um pré julgamento tranquilo e dizer que os políticos fazem vistas grossas, e nós da população, principalmente os usuários do sistema da mesma forma. Estamos treinando para ser gadinho de engorda do governo.

Por Elza A. Cardoso, em 26/02/2013 às 12:44

@patos Corretíssimo Patos! Por que você "pensa" que todo o corpo médico do hospital Evangélico SE APRESSOU A "ABRAÇAR" SIMBOLICAMENTE ESTE HOSPITAL? Este "abraço simbólico" MAIS ME PARECEU A CRIAÇÃO DE UMA " BARREIRA INVISÍVEL " QUE IMPEDISSE QUE QUALQUER INVESTIGAÇÃO SÉRIA PUDESSE PENETRAR NAQUELAS DEPENDÊNCIAS, PORQUE T O D O S ELES SABEM O QUE SE PASSA LÁ DENTRO, E PORQUE TODOS ESTÃO ENVOLVIDOS, POR AÇÃO OU POR OMISSÃO! Infelizmente, o dinheiro, a política e os relacionamentos com poderosos MANDAM MAIS DO QUE A DECÊNCIA, a dignidade E A RESPONSABILIDADE NESTE PAÍS DE TOLOS...

Por José Antônio da Conceição, em 26/02/2013 às 10:55

@patos Quanto a sermos gadinho gordo, tenho dúvidas, mas que somos gado desde 22 de abril de 1500, tenho certeza!

Por José Antônio da Conceição, em 26/02/2013 às 09:20

Amiga Elza: O carnaval passou, o OP não mudou como prometido. Continua "morno" e esfriando paulatinamente. De vez em quando, passa um meteoro por aqui, em grande velocidade e, continua sua viagem pelo espaço cibernético. Vi sua sugestão lá no FORUM ( http://filosofiapopular.forum.st/ ) Por enquanto, eu, você, Obi, Argento e o José Rubens continuamos com a possibilidade de manutenção dos nossos contatos e trocas de ideias em outro espaço fora daqui. É interessante esclarecer que o FORUM tem o objetivo único de congregar pessoas que não queiram perder o contato devido uma ou outra afinidade adquirida aqui nesta rede social. O cadastramento de leitores do website FilosofiaPopular ainda não se interessaram. O convite é perene e o FORUM continua aberto e oferecendo a possibilidade de publicação de textos, troca de mensagens, envio e recebimento de e-mail de forma segura, sem revelar o endereço eletrônico para os colecionadores e disseminadores de spans e de outros códigos indesejáveis. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- A eutanásia praticada por absoluta falta de recursos que abundam em outras áreas bem menos humanas e caridosas é crime de difícil comprovação que, em termos cósmicos jamais prescreverá! Acreditar na inexorável e sempre aplicada Lei do retorno ajuda bastante! Esta Lei não será modificada nem revogada, por que não está escrita e não pertence ao rol daquelas que determinam a falha e manca "justiça dos homens".

Por Elza A. Cardoso, em 26/02/2013 às 13:22

@joseantonio400 Querido amigo José Antonio, "A eutanásia praticada por absoluta falta de recursos que abundam em outras áreas bem menos humanas e caridosas é crime de difícil comprovação que, em termos cósmicos jamais prescreverá! Acreditar na inexorável e sempre aplicada Lei do retorno ajuda bastante! Esta Lei não será modificada nem revogada, por que não está escrita e não pertence ao rol daquelas que determinam a falha e manca "justiça dos homens"." TAMBÉM PENSO ASSIM, somente por isso ainda não desisti...

Por José Antônio da Conceição, em 26/02/2013 às 09:23

@joseantonio400 Onde está escrito: "O cadastramento de leitores do website FilosofiaPopular ainda não se interessaram." LEIA-SE: "Os leitores do website FilosofiaPopular ainda não se interessaram pelo cadastramento."

Por milton valdameri, em 26/02/2013 às 00:45

Cara Elza, você que tem registro na OAB, que nunca foi questionado por nenhum observaror, pode acesssar o processo e esclaresser isso tuto para nós, não é mesmo\?

Por Elza A. Cardoso, em 26/02/2013 às 12:38

@miltonv Caro Milton Valdameri, "Cara Elza, você que tem registro na OAB, que nunca foi questionado por nenhum observaror, pode acesssar o processo e esclarecer isso tuto para nós, não é mesmo?" Fico muito envaidecida por imaginar que eu, uma simples Advogada como eu, possa ter acesso e poder para divulgar informações que ATÉ HA MEIA HORA ATRÁS ESTAVAM SENDO TRATADAS EM SIGILO ( isto também pode ser verificado)... Meu registro na OAB pode ser conferido por qualquer cidadão, não necessita ser "Observador" para isso. É só buscar meu nome no site da OAB do Paraná. e encontrará meu número de registro e, poderá cotejá-lo com os últimos expedidos para saber há quantos anos exerço minha profissão. Agora, caro Milton, vou esclarecer a razão de eu não me sentir com "coragem de pioneira" para "investigar"... Em primeiro lugar, Advogado não "investiga". Quem investiga é Polícia e Ministério Público. Meu caro, a enorme dor e o total choque que me acometeram com a irônica morte de minha avó , que me criou como sua filha querida, me deixaram completamente incapacitada, naquele momento, quando tinha provas cabais em minhas mãos, para "questionar" à Mafia de Branco por que não obrigam e fiscalizam a simples "LAVAGEM DE MÃOS" POR PROFISSIONAIS DE SAÚDE DENTRO DE UM HOSPITAL... Mas, acho meio óbvia a situação, que por infelicidade, ou FELICIDADE se vivêssemos num país sério, veio à tona com este episódio. Como sempre, você questiona fatos mas nunca responde perguntas.. Vou te fazer mais perguntas: Você se sentiria "seguro" se sua filha, esposa, ou neto, estivesse sendo "tratado" em um hospital, PRINCIPALMENTE EM UMA UTI? Você não acha que Saúde , como o bem mais precioso depois da VIDA, deveria ser tratada de maneira mais respeitosa e responsável neste país, e com menos "COMERCIALIZAÇÃO"? e, POR ÚLTIMO, REPITO A PERGUNTA QUE FIZ , LÁ EM CIMA: Será que os hospitais, as UTIs, os equipamentos e o número de profissionais médicos e das demais áreas são suficientes para atender a totalidade de pacientes que necessitam de atendimento ?

Por Obi Ser Vando, em 25/02/2013 às 22:49

Aprender a defender o próprio corpo. Aprender a curar o próprio. 100% de responsabilidade. Como delegar a quem está "indefeso" e "doente" as responsabilidades que são de cada vivente? Quem quer defender ou curar o corpo de outro por dinheiro está indefeso e doente.

Por Elza A. Cardoso, em 26/02/2013 às 00:24

@feliz Quando um desequilíbrio acontece se "INSTALAM"algumas doenças... Aprender a curar seria ótimo.

Por Elza A. Cardoso, em 25/02/2013 às 21:21

NA PENÚLTIMA LINHA, ONDE SE LÊ " DEIXA SUAS VIDAS", LEIA-SE: "deixam suas vidas".