Opinião

Por José Antônio da Conceição, em 27/02/2013 às 09:14  

Doutrina (o que é)

Tamanho da fonte: a-a+

Ao invés de discorrer sobre o tema, limito-me:

Doutrina religiosa (traduzirem e conduzirem sua busca para você)

-

Doutrina política (como conduzir o gado)

-

Doutrina partidária (como conquistar o poder)

-

Doutrina militar (como mandar, como obedecer, como matar e não morrer)

-

Doutrina pedagógica (ensinar a conduzir pela mão)

-

Doutrina literária (criticar o autor que você escolheu ler)

-

Doutrina da fé (decidirem sobre aquilo que você deve acreditar)

-

Doutrina do direito (defender o criminoso, pois afinal, o direto de defesa é universal)

-
Doutrina da economia (tudo “liberado”, prá possibilitar funcionar direito)

—————————————————————————————————————————————————-

Bem limitado mesmo, por que a lista é imensa!

RESUMINDO:

Doutrinação é tudo aquilo que tenta impedir de você ser quem realmente é! A doutrinação transforma você naquilo que “outros” determinaram que você deve ser! A doutrina que você escolher, fique sabendo que ELA já escolheu:  Seus destinos, seus caminhos, sua classe social, seu tempo médio de vida, como será o ambiente em que você viverá, seu salário, o modelo de bairro (ou morro) em que será permitido você morar!

Claro, existem doutrinações severas (Direita! Esquerda! Volver)

Existem também doutrinações suaves, estas as mais perigosas! (Estão presentes em quase tudo que você lê, assiste na TV, vê e ouve!

Sirva-se!

-

P.S.

Você pode escolher mais de uma, mais de duas doutrinas, desde que não sejam antagônicas. Se, desconsiderar o aviso, você enlouquecerá em curto espaço de tempo.

—————————————————————————————————————————————————-

Nota: Este artigo foi escrito em linguagem popular. Especialmente para o João Sementeiro e Dona Maria das Tranças assimilarem.




12 opiniões publicadas

O que você tem a dizer?

Por José Antônio da Conceição, em 27/02/2013 às 13:22

Prá não dizer que não tenho nenhum elogio à Rede Globo, diga prá eles que assisti de camarote a luta televisada contra a IURD. Pois é... precisou da interferência da Presidência da República! E... resultou na Record, que está dando "picos de audiência". Quem saiu da briga com vitória nas mãos foi o povo! Obrigado Rede Globo, por esta conquista!

Por augusto josé sá campello, em 27/02/2013 às 12:41

Boa tarde. Por baixo das doutrinas - como por baixo do angú, sempre tem caroço. Alguns são indigeríveis. Ajscampello

Por Papa Tango, em 27/02/2013 às 12:28

Não entrarei no mérito da palavra, que aqui foi usado de uma maneira discutível de onde saiu algumas jabuticabas. Uma pessoa que não se guia por princípios está fadada a levar uma vida vacilante. Claro, há os reformadores, mas eles não nascem com tanta frequência quanto as Marias das Tranças e muitos ideais humanos atravessam os séculos sem sofrerem algum abalo. O pragmatismo é uma condição sem a qual o ordenamento social seria regido pelo "achismo" e pelo constante conflito de interesses. A criação de um pensamento único, a doutrinação, visa criar barreiras para que a harmonia social seja rompida a qualquer instante pelo desejo particular de uma pessoa poderosa. No post desta discussão, doutrina foi definida como sinônimo de "ideologia". Apesar de "doutrinação" ser um termo usado mais pejorativamente, a instituição de regras e princípios é fundamental para que haja entendimento entre os humanos. Não sei se o JAC pretende se tornar um renunciador social, mas até lá ele segue sua ideologia esquerdista e comete os mesmos erros daqueles dos quais pretende arrancar da escuridão das cavernas. Se a Maria das Tranças quiser entender melhor o que é "doutrinação" em sua acepção negativa, visite o blog do JAC. Lá, ela aprenderá a ser uma idiota útil de esquerda e louvará ao profeta Karl Marx e seus discípulos.

Por José Antônio da Conceição, em 27/02/2013 às 12:58

@papatango Não é Blog Papa Tango. É website. Nele, estão presentes, além de Karl Marx (odiado por muitos por não terem conseguido refutar suas cristalinas explicações de como funciona o "mundo econômico), podem ser encontrados: ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- A Aristóteles-Agostinho-Anaximandro-Anaxímenes-Artur Willam Russell-Adorno-Antístenes-Adolfo Sanchez Vazquez-Ayn Rand-Albert Camus B Bacon-Bakunin-Beccaria-Berkeley-Baruch Spinoza-Bertrand Artur Willam Russell C Chauí-Confúcio-Cesare Beccaria-Camus-Copérnico D Descartes-Dewey-David Hume-[Diógenes de Sínope] E Epicteto-Epícuro-Engels-[Erasmo] F Francis Bacon-Friedrich Hegel-Friedrich Nietzsche-Friedrich Engels-François Chatelet-Fichte-[Foucault]-Frege-Filolau de Crotona G Georg Wilhelm Friedrich Hegel-Gottfried Wilhem Von Leibniz-George Berkeley-Giovanni Gentile-Galileu Galilei- Giordano Bruno-Goethe H Hegel-Hume-Hobbes-Heráclito de Éfeso-Hannah Arendt-Habermas I Immanuel Kant J John Locke-John Dewey-John Rawls-Jean Jacques Rousseau-Jeremy Bentham-Johann Gottlieb Fichte-Jean Paul Sartre-Jürgen Habermas-Jung Mo Sung K Kant-Karl Marx L Locke-Leibniz-Louis Althusser-Ludwig Von Mises-[Lucano] M Marx-Marco Aurélio-Marilena Chauí-Maquiavel-Merleau-Ponty-[Malebranche]-[Montaigne]-[Michel Foucault]-[Max Weber] N Nietzsche-Nicolau Copérnico O P Platão-Pitágoras de Samos-Paul Sartre-[Pascal]-[Parmênides]-[Pirro de Elis] Q R René Descartes-Rousseau-Rawls-Russell-Renato Janine Ribeiro S Sócrates-Sêneca-Spinoza-Santo Agostinho-Schopenhauer-Sartre-Sri Aurobindo-Sanchez Vazquez- [Schopenhauer]-[Stuart Mill] T Tales de Mileto-Theodor Adorno-Thomas Hobbes-Tomáz de Aquino U Umberto Galimberti V [Voltaire]-Vazquez W [William James]-William Russell X [Xenofonte]-[Xenófanes] Y Z Zenão de Eléia (os que estão entre colchetes, a página ainda está em construção) ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Além destes, citados aí em cima, nas outras páginas das 554 existentes até o momento, há artigos, livros, arquivos para download e notícias correlatas para todos os gostos. Inclusive o seu (que pessoalmente, considero mau gosto, mas defendo seu direito em professá-lo, desde que o faça sem ataques ao semelhante). ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Deixo dois convites: 1 - Se este website te incomoda tanto assim, construa outro só com os "direitistas". 2 - Se você realmente trabalha na toda poderosa Rede Globo, sugira para a direção uma programação eclética e variada, onde o público tenha opção de escolha! Podem se mirar no meu website sem pagar copyright. É livre! É sem censura! É eclético! Respeita a inteligência e a opinião do leitor!

Por José Antônio da Conceição, em 27/02/2013 às 13:10

@joseantonio400 Ah! Esqueci de dizer que este website atende (na pesquisa do Google) por diverso nomes e combinações de palavras. Eis os principais: "Filosofia popular" - "Filosofia, Política e Educação" - "Os Paradoxos Socráticos" - "Cartas Filosóficas" Todo o conteúdo é assinado ou, há indicativo da fonte!

Por José Antônio da Conceição, em 27/02/2013 às 12:11

Doutrinação é muito, muito antiga: ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Sócrates, filósofo completamente envolvido pela sua filosofia nata (vocação), nunca se deixou distrair ou enveredar pelas preocupações domésticas nem pelos interesses políticos (sinal de para ele o viver bem significava compreender o mundo e os fenômenos, ajudando todos os seus semelhantes a perceberem as mesmas coisas, sempre de forma correta - não enrustida, não apenas aparentemente). Quanto à família, Sócrates não teve, por certo, uma mulher ideal na pessoa de Xantipa; se bem que um ou outro filósofo diz que Sócrates "filosofava" antes com Xantipa de pois ia para a rua - significando que grande parte do saber dele pode ter sido ministrado por ela - jamais saberemos) mas também ela não teve um marido ideal no filósofo, ocupado com outros cuidados que não os domésticos. Quanto à política, foi ele valoroso soldado e rígido magistrado. Mas, em geral, conservou-se afastado da vida pública e da política contemporânea, que contrastavam com o seu temperamento crítico e com o seu reto juízo. Julgava que devia servir à pátria conforme suas atitudes, vivendo justamente e formando cidadãos sábios, honestos, temperados - diversamente dos sofistas, que agiam para o próprio proveito e formavam grandes egoístas, capazes unicamente de se acometerem uns contra os outros e escravizar o próximo. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Você conhece algum sofista na contemporaneidade? E o resultado (consequência) do trabalho de um ou muitos sofistas, você conhece?

Por milton valdameri, em 27/02/2013 às 11:31

Significado de Doutrina s.f. Conjunto de princípios de uma escola literária ou filosófica, de um sistema político, econômico etc., ou de dogmas de uma religião. Fonte do direito, constituída pela opinião de juristas. (http://www.dicio.com.br/doutrina/)

Por José Antônio da Conceição, em 27/02/2013 às 11:56

@miltonv Agradeço a colaboração Milton, e peço licença para complementar: ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 2 Crença ou conjunto de crenças que são vistas como verdades absolutas pelos que nelas acreditam: a doutrina da reencarnação. 3 Pol. Conjunto de princípios que um governo toma como base para sua ação no campo político e social 4 Sistema adotado por cada pessoa para pautar seu procedimento, comportamento etc.; NORMA; REGRA: Sua grosseira doutrina de vida resume-se à frase 'cada um por si'.: "Indo aos sítios mesmos, estudando ali os antigos exemplares, que é minha doutrina" (Garret, Viagens II) 5 Tudo que é objeto de ensino; disciplina: A doutrina da imortalidade da alma ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- (dou.tri.na.ção) 1 Ação ou resultado de doutrinar, de instruir em uma doutrina; CATEQUESE; DOUTRINAMENTO; PRÉDICA ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- (dou.tri.na.do) 1 Que se doutrinou; ADOUTRINADO. [ Antôn.: desdoutrinado .] 2 Que recebeu doutrinação ou instrução; INSTRUÍDO 3 Ant. Que foi domesticado ou amestrado

Por Ricardo Froes, em 27/02/2013 às 09:42

Taí, gostei das definições. Demonstrou um bom poder de síntese. Use-o com mais frequência em vez de se perder em definições e argumentações quilométricas.

Por José Antônio da Conceição, em 27/02/2013 às 10:11

@bobjaniak Sou velho, mas não perdi a capacidade de aprender (sou humilde em dizer). O bom do popular é isso: dizer muito com poucas palavras. As quilométricas teses acadêmicas são necessárias, mas terminam erigindo muros que separam os acdêmicos do restante da sociedade! Gostoso mesmo, é transitar lá e cá! Levar porrada lá e cá, levantar a poeira, dar a volta por cima e não desistir nunca!

Por regina helene de oliveira, em 27/02/2013 às 20:33

@joseantonio400 que bonitinho ! Adoro a musica do Paulo Vanzolini.Valeu!Levantar a poeira e dar a volta por cima num eterno retorno.

Por José Antônio da Conceição, em 27/02/2013 às 10:20

@joseantonio400 ...levantar, SACUDIR a poeira, dar a volta por cima e não desistir nunca!