Opinião

Por , em 17/02/2013 às 14:13  

Matéria do O GLOBO expõe caos do judiciário ao lidar com doentes mentais criminosos.

Tamanho da fonte: a-a+

No site do jornal o O GLOBO desde 16/02/2013 está disponível máteria sobre situação de doentes mentais que cometeram crimes e estão abandonados ou em hospitais de custódia pelo Brasil ou esquecidos em cadeias sem tratamento.

Não é a primeira vez que se faz reportagens assim. Já indiquei outras reportagens aqui neste espaço. Falta de investimento em tratamento de doentes mentais criminosos já estou acostumado a ver. Esse tipo de investimento não é vitrine para nenhum governo.

O MPU (Ministério Público da União) em 2011 publicou documento que previa o fechamento de todos os Hospitais de Custódia do Brasil, mas não deixou claro o que fazer com os doentes mentais criminosos de alto risco de reincidência criminal por permanecer com a mente doente ou serem refratários ao tratamento.

O movimento antimanicomial, além de ser radicalmente contra os Hospitais de Custódia também é contra os Hospitais Psiquiátricos, ou seja restringindo ainda mais os recursos para tratamento desse tipo de população.

As situações descritas na matéria são impressionantes, pelo meu conhecimento no estado de São Paulo, nunca vi tamanho descalabro.

Segue link




7 opiniões publicadas

O que você tem a dizer?

Por regina helene de oliveira, em 17/02/2013 às 21:19

A União Soviética utilizou muito bem o método de considerar louco o lúcido oponente, certo Michael?Quer introduzir o método por aqui?O Reinaldo Azevedo, Augusto Nunes,Mainard,Ferreira Gullar,Roberto Damatta , Nêumanne, Bolivar Lamounier,Eduardo Graeff, Marco Antonio Villa,Dennis Rosenfield,Rodrigo Constantino,Pondé,Coutinho...e tantos outros são jornalistas de verdade sem o relativismo que adoram(manipular a verdade de acordo com os seus interesses).

Por regina helene de oliveira, em 17/02/2013 às 21:21

@reco deixando claro: "que vocês, da situação , adoram.

Por Michael Santos, em 17/02/2013 às 16:02

Ha muitos doentes mentais soltos, praticando o crime de "estelionato jornalístico" nas redações de revistas semanais, jornais , que deveriam ter um tratamento adequado. Vide Reinaldo Azevedo, Vanusa Leão, Monica Bérgamo, Noblat, Chico Caruzo(este é cartunista, mas é igualmente doentio), dentre muitos outros. Matéria interessante, mas que deveria ser usada como auto-crítica.

Por mario jota, em 17/02/2013 às 16:33

@michaelsantosjp O engraçado é que petistas querem internar os lúcidos e deixar os loucos varrigos soltos. Quem quebrou a Petrobrás? so para dizer este....

Por Michael Santos, em 19/02/2013 às 13:42

@mario130852 Jota, vc é um exímio piadista! Dizer que a Petrobras está quebrada é apenas um devaneio da elite cansada que quer ver a gigante do petróleo privatizada. Quando ela valia a ninharia de 12 Bilhões de dólares no fim de 2002 ninguém chamou o governo anterior de incompetente, né? Agora que ela vale por baixo 240 Bilhões e teve um ou outro prejuízo significa que ela está quebrada e o governo é incompetente, né?? Cara, a principal coisa que a maioria das pessoas como vc fazem de errado é dar ouvidos ao que os cansados tradicionais da imprensa falam! A Petrobrás não está quebrada! A conta de luz baixou! Não houve racionamento de energia! O Brasil não faliu em 2009! O Bolsa-Família tira a população da miséria! E o principal: a oposição está morta!!! Qualquer um que defenda o contrário dessas pérolas que os jornalistas raivosos adoram repetir, só posso considerar louco e/ou demente.

Por regina helene de oliveira, em 17/02/2013 às 14:31

Ah compreendi por essa razão os politicos estão soltos(alto risco de incidência criminal)?E o Renan e cia livres e com apoio dos companheiros para reincidir?

Por Leandro C S Gavinier, em 17/02/2013 às 14:53

@reco é, sob o ponto de vista que há uma compulsão em prejudicar o erário público....