Opinião

Por José Antônio da Conceição, em 21/02/2013 às 10:30  

Que bom! Gente NOVA por aqui…

Tamanho da fonte: a-a+

Bem-vindo Gabriel Malheiros.

Neste preâmbulo te repasso a minha opinião sobre o Observador Político. É uma plataforma aberta, destinada à discussão da política e dos problemas nacionais, incentivando o debate e enaltecendo a liberdade de expressão. Poucas semanas após a inauguração da plataforma, notou-se que maioria daqueles que se cadastraram confundiram discussão política com partidarismo ou militância partidária. Neste ano de 2013, vésperas de uma eleição importante, essa tendência está recrudescendo novamente dentro da plataforma.

O desejo de um jovem como você, que almeja o aprendizado da ciência política verdadeira, que pretende passar no vestibular e aprender na Universidade esta arte de conduzir com ética os destinos de uma nação e de um povo, diferentemente da politicagem e da ação dos politiqueiros que lotam o Brasil igualzinho se lota um estádio de futebol em dia de clássico… Infelizmente, seu desejo, seu sonho, não comove maioria dos comentadores daqui, pois o objetivo deles aqui dentro é outro! Seria importante você observar bastante e descobrir este objetivo por si mesmo. O aprendizado será excelente subsídio para o seu futuro curso.

Rousseau e suas principais ideias a respeito do tipo de Estado que viria a ser formado após sua morte, é um baluarte dentre os pensadores! É lamentável, uma pena mesmo, que maioria das ideias de Jean Jacques Rousseau tenha sido deturpada pelo individualismo que se exacerbou dentro dos homens públicos, o que resultou neste sistema deformado que temos na atualidade, impregnado na péssima maneira de governar que ocorre na maioria das nações, gerando protestos pelas ruas de várias cidades no mundo inteiro.

Outro fato a citar: aqui, dentro desta plataforma, assuntos de profundidade como este que você apresenta na sua resenha não conseguem ibope. A leitura atenta daquilo que neste espaço se publica, se debate e se comenta, demonstrará isso para você! Aqui, funciona igualzinho à mídia sensacionalista! Um assunto ou tema, por aqui, é discutido e repisado, nunca aprofundado, até o momento que outro fato ocupe as manchetes. Depois de substituído, cai no esquecimento!

Sua resenha, escrita por alguém com 18 anos de idade, está ótima! Um esforço maior aqui e acolá no texto e ele poderá ficar excelente! Quisera eu, que todos os jovens desta nação estivessem com as mesmas preocupações que você! Além do mais, resenha é uma análise crítica e breve de um livro, de um texto ou filme. Nem sempre a resenha, necessariamente ou obrigatoriamente precisa refletir o pensamento do autor daquilo que está sendo resenhado. Mas a resenha deve sim, elegantemente, refletir o pensamento e a opinião de quem a escreve, sobre aquilo que leu ou assistiu.

Uma dica: Imprima este seu texto, guarde, e daqui a um ano ou dois, escreva outro sem recorrer a este que está guardado e depois os compare! Repita o procedimento a cada um ou dois anos! Você é o único juiz (e autor) da evolução do seu pensamento! Não aceite julgamentos alheios e utilize as críticas como tijolos para continuar a construir sua personalidade, jamais permitindo abater-se ou beirar o estado de desânimo por causa das críticas destrutivas vindas de pessoas que não aprenderam a utilizar sua existência para fazer o bem ou exercer a boa educação.

Outra dica: Um texto, depois de escrito pode ser colocado de lado por um ou dois dias e, decorrido este tempo, volta-se a ele e procede-se a uma revisão, procurando lê-lo com muito critério, exatamente como se ele tivesse sido escrito por outra pessoa! Na maioria das vezes consegue-se melhorar a redação e adaptar melhor o texto à compreensão dos futuros leitores.

Hoje, eu já pratiquei isso!

—————————————————————————————————————————————————-

Busquei em Rousseau, meu desejo para sua caminhada! Seja Feliz e sempre atuante, olho vivo e bem aberto! Fechar os olhos, em plena chuva de flechadas é muito arriscado!

“Caminhar com bom tempo, numa terra bonita, sem pressa, e ter por fim da caminhada um objetivo agradável: eis, de todas as maneiras de viver, aquela que mais me agrada.”
Jean Jacques Rousseau

—————————————————————————————————————————————————-




12 opiniões publicadas

O que você tem a dizer?

Por José Antônio da Conceição, em 21/02/2013 às 18:40

Excelente Regina! Rafael, Gabriel e Miguel fazem parte do mundo habitado pelos seres humanos, por aqui trabalham bastante, muito até, porém, infelizmente não são todos os humanos que os conhecem ou re-conhecem.

Por regina helene de oliveira, em 21/02/2013 às 17:35

JAC refiro-me a sua participação no post do Gabriel . Gabriel como o anjo que recebeu a mais alta missão que jamais havia sido confiada a alguém não caia em conversa de falsos profetas rsrsrs Seja Bem Vindo!

Por regina helene de oliveira, em 21/02/2013 às 17:23

Oba agora temos um coach por aqui.JAC tem hora para uma consulta?rsrsr Bem mineirinho mesmo com toda esse lenga lenga de cantiga de ninar " boi boi boi ;boi da cara preta; pega esse menino que tem medo de careta"será que a letra é politicamente incorreta ?assustando criancinhas.

Por Ricardo Froes, em 21/02/2013 às 17:55

@reco Nada como uma fina ironia de mulher...

Por Ricardo Froes, em 21/02/2013 às 12:55

Vai vendo, Gabriel...

Por José Antônio da Conceição, em 21/02/2013 às 12:43

Você Gabriel, pode desde já comparar: ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- O caminho da mudança [http://migre.me/5OwqV] 5. “Se o OP continuar no ar… Se a turma bem informada que está por aqui não esmorecer… Se muitos outros insatisfeitos se juntarem a nós… Se o STF, o Congresso ou outra instituição qualquer, não resolver nos calar (meios eles têm) por causa do incômodo que estamos causando… Existe sim, a possibilidade de provocarmos abalos nas fundações destes poderes que há muito já não atendem aos anceios do cidadão. Estou esperançoso quanto a isso…” Por José Antônio da Conceição, em 28/09/2011 às 22:50. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Quanto ao Froes, ótima pessoa (quando está dormindo, desmaiado ou sob efeito de antiansiolíticos)... Ele lançou Demóstenes Torres como candidato à Presidência da República! Você não estava por aqui ainda, mas o lançamento foi coisa séria! ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Por José Antônio da Conceição, em 21/02/2013 às 12:52

@joseantonio400 Uma qualidade o Froes tem! Adora corrigir erros de grafia... (julga-se filólogo) Daqui a pouco ele aparece, corrigindo a palavra "anceio" grafada erradamente no comentário antigo...

Por Ricardo Froes, em 21/02/2013 às 12:04

Meu caro Gabriel, serei curto e grosso: Antes de mais nada, reitero as boas vindas. Agora, se você quiser ser alguém na vida, faça tudo ao contrário do que o José Antônio da Conceição recomendar. É só. Com o tempo você vai saber por quê.

Por José Antônio da Conceição, em 21/02/2013 às 12:30

@bobjaniak Sim, faça tudo mirando-se no exemplo do esquizofrênico Ricardo Froes! Quando você estiver na mesma idade que ele, saberá das consequências de suas escolhas! Ele, segue uma diretriz "parecida" com a de Rousseau, só que ao contrário: “Caminhar debaixo de tempestade com muitos raios, numa terra inóspita sem vegatação alguma, como muita pressa, e ter por fim da correria um objetivo desagradável para si e para o semelhante: eis, de todas as maneiras de viver, aquela que mais me agrada sexualmente.”

Por Michael Santos, em 21/02/2013 às 11:29

Bem-vindo aos novatos!! Tem uns doidos por aqui, mas é só ter cabeça fria. Vcs se acostumam. :-)

Por mario jota, em 21/02/2013 às 13:26

@michaelsantosjp E tem muitos petralhas também..............que adoram o fedorento do Fidel.

Por Michael Santos, em 21/02/2013 às 16:35

@mario130852 Fidel tem resumido em um único comentário a verdadeira validade de seu legado, Jota: "Esta noite, milhões de crianças dormirão nas ruas. Felizmente, nenhuma desas crianças é Cubana. E tenho dito.