Opinião

Por xicograziano, em 10/06/2013 às 16:26  

Honoris Causa: a esdrúxula comparação entre FHC e Lula

Tamanho da fonte: a-a+

Era só o que faltava, alguém querer comparar Lula com Fernando Henrique Cardoso nos feitos intelectuais. Aconteceu na matéria jornalística assinada por Lilian Venturini, publicada no Estado (10/6). Sob o título “Lula lidera lista de homenagens a presidentes”, discorre sobre a vantagem de Lula no recebimento de títulos de “Doutor Honoris Causa”, fora as demais “condecorações”, ou seja, medalhas, honrarias, prêmios variados. É totalmente esdrúxula a comparação.

Abaixo está a relação de “Honoris Causas” recebidos por ambos os ex-presidentes Lula e FHC. Mais que a quantidade, basta verificar a origem, quer dizer, a qualidade das honrarias acadêmicas. Em apenas 2 tacadas, Lula aquinhoou 8 títulos de Universidades da Argentina e 5 de Universidades do Rio de Janeiro. Obviamente houve influência política nisso.

Com FHC ocorre o contrário. As mais prestigiadas Universidades do mundo lhe reconheceram o valor intelectual, independentemente da variável política. São incontáveis e incomparáveis as demais premiações, basta olhar seu curriculum vitae.

FHC e Lula podem e devem ser, politicamente, comparados. Sem problemas, afinal são homens públicos extraordinários. Agora, há que existir critério, bom senso. Senão, fica ridículo, propaganda boboca.




Nenhuma opinião publicada

O que você tem a dizer?